Home Últimas Notícias Produção de cana-de-açúcar em MS cresce e deve ultrapassar 52 mil toneladas
Últimas Notícias

Produção de cana-de-açúcar em MS cresce e deve ultrapassar 52 mil toneladas

Compartilhar

O terceiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2025/26 revelou uma redução na produção de cana-de-açúcar no Brasil em relação ao ciclo anterior. O relatório estima uma produção nacional de 666,4 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 1,6%.

A diminuição está relacionada às restrições hídricas observadas nas fases de desenvolvimento das lavouras em 2024, especialmente na região Centro-Sul, devido ao clima marcado por chuvas irregulares e temperaturas elevadas, que também favoreceram focos de incêndio e afetaram parte dos canaviais.

Apesar da retração geral, Mato Grosso do Sul apresentou alta de 6,3% na produção, atingindo 52,38 milhões de toneladas — o segundo maior volume do Centro-Oeste.

Para todo o país, estão previstos 8,97 milhões de hectares destinados à colheita, um crescimento de 2,4% sobre o ciclo anterior, segundo a Conab. No entanto, o clima menos favorável ainda impacta a produtividade média, que deve recuar 3,8%.

Na região Centro-Oeste, segunda principal produtora do país, a produtividade deve cair 1,9%, atingindo 77,02 toneladas por hectare. Em contrapartida, a área colhida deve crescer 6%, totalizando 1,96 milhão de hectares, o que deve elevar a produção regional para 151 milhões de toneladas, avanço de 3,9%.

Mato Grosso do Sul

O estado enfrentou escassez de matéria-prima em função das condições climáticas adversas. Chuvas abaixo da média entre julho e agosto e episódios de geada em julho afetaram a qualidade da cana, provocando queimaduras nas folhas e danos em áreas mais jovens, o que exigiu replantio em alguns talhões.

Esses fatores resultaram em atraso na colheita, levando parte das usinas a estender as operações até meados de dezembro.

No norte do estado, as chuvas de julho e agosto favoreceram a brotação da cana recém-colhida e ajudaram a reduzir os focos de incêndio, um comportamento atípico para o período. Entretanto, a partir de setembro, o padrão climático se tornou mais irregular, prejudicando o desenvolvimento das lavouras.

Mesmo assim, Mato Grosso do Sul registrou aumento na área plantada (6,2%), na produtividade (0,1%) e na produção (6,3%), totalizando 52,38 milhões de toneladas na safra 2025/26.

As ocorrências de pragas como broca e cigarrinha foram pontuais e controladas por meio de monitoramento contínuo. Houve menor incidência de murcha-da-cana em relação à safra anterior, mas aumentaram os registros de Sphenophorus levis, o bicudo-da-cana.

Apesar dos desafios, a perspectiva de produção segue positiva, com expectativa de resultados superiores aos do ciclo passado. Com o bom desempenho das lavouras de segunda safra, algumas indústrias sucroenergéticas planejam diversificar suas operações, com novas unidades voltadas à produção de etanol de milho.

A menor oferta de cana no país limita o aumento da produção de açúcar, que deve alcançar 45 milhões de toneladas, alta de 2% em relação à safra anterior. Caso se confirme, será o segundo maior volume da série histórica, atrás apenas da temporada 2023/24, quando foram produzidas 45,68 milhões de toneladas.

Já a produção total de etanol — somando cana e milho — deve atingir 36,2 bilhões de litros, queda de 2,8% ante 2024/25. O volume proveniente da cana deve cair 9,5%, para 26,55 bilhões de litros, enquanto o etanol de milho deve crescer 22,6%, alcançando 9,61 bilhões de litros.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...