Conecte-se conosco
 

Destaque

Produtividade da cana: amostra preliminar mostra queda de 14%

Publicado

em

Dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) para a primeira quinzena de julho, considerando uma amostra comum de 24 unidades, registraram produtividade de 68,2 toneladas por hectare colhido no mês ante 79,0 toneladas observadas no mesmo período na safra 2020/2021 – queda de 14% no rendimento agrícola.

Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA, comenta que “a amostra ainda é preliminar, mas indica que a queda na produtividade da cana segue a tendência já observada nas últimas quinzenas.

Leia também: Etanol: volume fabricado alcançou 2,16 bilhões de litros na primeira quinzena…

As baixas temperaturas observadas no início do mês também devem ter exigido alterações no cronograma de colheita em algumas regiões, impactando a produtividade da lavoura colhida”.

ATR subiu 1,3%

A qualidade da cana-de-açúcar processada na primeira quinzena de julho, mensurada a partir da concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), aumentou 1,13% e atingiu 143,63 kg por tonelada de cana-de-açúcar em 2021 contra 142,02 kg verificados na mesma quinzena do último ano.

No acumulado desde o início da safra até 16 de julho, o indicador de concentração de açúcares assinala 134,83 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, com aumento de 1,43% em relação ao valor da safra 2020/2021.

“Os dados de produtividade e qualidade da matéria-prima da primeira quinzena de julho ainda não incorporam todo o efeito esperado das geadas observadas nas regiões produtoras nos últimos dias. A influência desse evento deve ficar mais evidente na segunda quinzena de julho e no mês de agosto”, completa o executivo da UNICA.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade