Home Últimas Notícias Produtividade da cana recua no Centro-Sul em julho, aponta CTC
Últimas Notícias

Produtividade da cana recua no Centro-Sul em julho, aponta CTC

Compartilhar

A produtividade dos canaviais do Centro-Sul registrou retração em julho em comparação ao mesmo período da safra passada. A média ficou em 81,3 toneladas por hectare, contra 86,1 t/ha em 2024. A qualidade da matéria-prima também caiu: o Açúcar Total Recuperável (ATR) passou de 140 para 133,7 kg por tonelada, redução de 4,8%, segundo dados da Plataforma de Benchmarking do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

No acumulado da safra 2025/26 até 1º de agosto, os números seguem negativos. A produtividade soma 79,8 t/ha, baixa de 9,8% em relação às 88,4 t/ha do ciclo anterior. Já o ATR médio acumulado está em 125,2 kg/t, frente a 129,3 kg/t no último ano.

Especialistas apontam que as geadas recentes agravam o cenário. De acordo com Fernando Amstalden, consultor de manejo do CTC, práticas integradas de manejo são essenciais neste momento para preservar o desempenho dos canaviais. Ele observa que a redução da cobertura vegetal, a rebrota irregular e o fim do efeito residual dos herbicidas aumentam o risco de reinfestação de plantas daninhas.

Entre os fatores decisivos para manter a eficiência no campo estão a escolha correta dos produtos, a atenção às variações climáticas e o manejo da palha. “Quando bem planejado, o manejo ajuda a manter a produtividade e a evitar prejuízos no futuro”, afirma Amstalden.

Para orientar produtores e técnicos, o CTC lançou um manual com recomendações práticas para o manejo de plantas daninhas em áreas atingidas por geadas. O material reúne orientações validadas em pesquisa e campo, adaptadas a diferentes condições de solo e clima.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Exportações de açúcar aos Estados Unidos caíram mais de 80% após tarifaço

O Brasil reduziu suas exportações de açúcar para os Estados Unidos em...

Últimas NotíciasTemos Vagas

Tereos abre inscrições para programas que aceleram carreiras de talentos no agronegócio

As oportunidades contemplam candidatos para atuar nas regiões de São José do...

Reprodução/Pé na Estrada | Crédito: Reprodução/Pé na Estrada Direitos autorais: Reprodução/Pé na Estrada
Últimas Notícias

Brasil pode não cumprir prazo de elevar mistura de biodiesel em março, diz MME

A implementação de uma mistura de 16% de biodiesel no diesel (B16)...