Home Destaque Projeto de lei quer PROIBIR uso da vinhaça
DestaqueSem categoria

Projeto de lei quer PROIBIR uso da vinhaça

Compartilhar

Na última sexta-feira, dia 26 de junho, o deputado estadual, Sargento Neri, do partido Avante, apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, um projeto de lei (417/2020), que visa a proibição do uso da vinhaça no Estado.

O objetivo, de acordo com o autor da PL, é de promover qualidade ambiental, manutenção do equilíbrio ecológico e o bem-estar animal. Segundo a propositura, o projeto visa à proteção da natureza de todas as formas de ataques que causem malefícios ao meio ambiente.

“Posto que, a vinhaça, tiborna ou restilo é o resíduo pastoso que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado para a obtenção do etanol (álcool etílico), é muito mais agressivo ao meio ambiente que o esgoto sanitário doméstico, obtendo contato com o solo, poderá contaminar rios, riachos e o lençol freático. Somos responsáveis pela preservação da natureza, tendo um ambiente saudável e equilibrado,é um direito líquido e certo, garantido pelo Artigo 225, da Constituição Federal de 1988”, diz o PL 417.

Leia na íntegra o projeto

PROJETO DE LEI Nº 417, DE 2020

Dispõe sobre proibição de uso de vinhaça no Estado de São Paulo.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

Artigo 1º – Por meio desta Lei, respeitadas as competências da União e do Estado de São Paulo e observado o dispositivo da Lei Orgânica dos municípios, fica proibida a utilização da vinhaça, no Estado de São Paulo, com o objetivo de promover qualidade ambiental, manutenção do equilíbrio ecológico e o bem-estar animal.

  • 1 º – Toda pessoa física ou jurídica que de qualquer forma fizer o uso da vinhaça ficará sujeito às penalidades previstas nesta Lei.
  • 2 º – A aplicação das penalidades previstas nesta Lei não exonera o infrator das comunicações civis ou penal cabíveis.
  • 3 º – No caso de reincidência, a penalidade será aplicada em dobro.
  • 4 º – Fica estabelecida a multa para infração prevista no artigo 1º de 1000 UFM por hectare.

Artigo 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

Este projeto visa à proteção da natureza de todas as formas de ataques que causem malefícios ao meio ambiente.

Posto que, a vinhaça, tiborna ou restilo é o resíduo pastoso que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado para a obtenção do etanol (álcool etílico), é muito mais agressivo ao meio ambiente que o esgoto sanitário doméstico, obtendo contato com o solo, poderá contaminar rios, riachos e o lençol freático.

Somos responsáveis pela preservação da natureza, tendo um ambiente saudável e equilibrado,é um direito líquido e certo, garantido pelo Artigo 225, da Constituição Federal de 1988.

Que assim diz:

Artigo 225- CF/88

 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Assim, apelo aos nobres pares analise e aprovação do projeto em questão visando a proteção da natureza, bem como, malefícios ao meio ambiente.

Sala das Sessões, em 25/6/2020.

  1. a) Sargento Neri – AVANTE
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Justiça de São Paulo aceita pedido de recuperação extrajudicial da Raízen

Decisão suspende cobranças e execuções contra a Raízen por 180 dias e...

Últimas NotíciasDestaque

Brasil não pode ser acusado de causar excesso de oferta global de açúcar, diz Datagro

Segundo Plinio Nastari, produção brasileira de açúcar se manteve estável nos últimos...

DestaqueÚltimas Notícias

Safra 2026/27 pode alcançar 629,9 milhões de toneladas no Centro-Sul após queda na moagem em 2025/26

Relatório mais recente do Pecege aponta recuperação da produtividade agrícola, avanço do...

OpiniãoDestaquePopularÚltimas Notícias

Especial RH: O que atrofia a agilidade e a eficiência nas empresas?

Como fazer para a empresa ser mais ágil e eficiente?   por Renato...