Home Últimas Notícias Pulverizadores: o que devo considerar antes de comprar?
Últimas Notícias

Pulverizadores: o que devo considerar antes de comprar?

DCIM100MEDIADJI_0021.JPG
Compartilhar

O equipamento é uma das máquinas acionadas com maior frequência durante a safra de cana-de-açúcar

A produção de açúcar e álcool de cana-de-açúcar tem importância estratégica para o Brasil. De acordo com o último boletim divulgado pela Conab (Companhia Nacional de abastecimento), a segunda estimativa da safra 2023/24 aponta um crescimento de 6,9% em relação à safra 2022/23, resultando em uma produção de 652,9 milhões de toneladas de cana, em 8.288,3 mil hectares para a colheita, com um rendimento médio de 78,8 t/ha.

Para assegurar o melhor desempenho, o uso de máquinas no campo contribui de forma essencial para a execução de todas as atividades necessárias para a produção. “Cada etapa do processo produtivo – preparo da área para o plantio, implantação da cultura, manejo de pragas, doenças, plantas daninhas, colheita, pós-colheita – demanda equipamentos específicos. O pulverizador é uma das máquinas acionadas com maior frequência durante a safra”, explica Fabiano Griesang, especialista de produtos na Jacto, multinacional brasileira de máquinas, serviços e soluções agrícolas.

Qual o momento para adquirir um pulverizador?

A frequência das aplicações, o tamanho da área a ser tratada e a capacidade operacional da máquina são determinantes para a escolha do pulverizador adequado para realizar as operações em uma fazenda.

Para verificar a capacidade operacional, considera-se a velocidade de trabalho que o campo permite operar e o comprimento total da barra, aliado ao número de horas diárias em que será possível aplicar (considerando condições meteorológicas favoráveis à aplicação, turnos de trabalho, tempos dedicados em deslocamentos e preparo da calda).

“Pulverizadores com reservatórios de maior capacidade são preferidos quando se objetiva reduzir a frequência das paradas para abastecimento, e muitas vezes, o tempo gasto em deslocamentos. As barras de maior tamanho são preferidas quando o objetivo é aumentar a capacidade operacional do pulverizador, ou seja, aumentar a área aplicada por unidade de tempo, além de influenciar diretamente no amassamento da cultura”, ressalta Fabiano.

Especificamente sobre a pulverização da cana-de-açúcar, a Jacto conta em seu portifólio com o Uniport 3030 Canavieiro, um pulverizador automotriz desenvolvido para atender todas as exigências do mercado sucroenergético com reservatório de 3.000 litros e barras de 24 metros.

A máquina possui o maior vão livre do mercado, maior altura de trabalho das barras, que permitem a pulverização até o final do ciclo da cultura, sistema direcional traseiro UNITRACK que reduz o tempo de manobras nos carreadores, conjunto de pingentes e bicos de série, barras de pulverização desenvolvidas para trabalhos em arremates e bordaduras e pneus canavieiros mais estáveis entre as linhas de plantio e de baixa compactação.

Componentes do pulverizador

Desde os primeiros pulverizadores utilizados na aplicação dos produtos fitossanitários até os mais modernos, alguns componentes continuam desempenhando funções vitais, como o reservatório, a bomba para pressurizar o líquido, mangueiras e ramais para conduzir e distribuir a calda, e as pontas de pulverização, popularmente conhecidas por bicos.

“Os diversos modelos e vazões de bicos permitem uma escolha minuciosa quanto ao tamanho de gotas, pressões mínimas e máximas de trabalho, propensão à deriva, uniformidade, direção de projeção dos jatos, além da durabilidade dos bicos de acordo com o material utilizado em sua fabricação e as condições que ocorrem no trabalho”, ressalta o especialista de produtos da Jacto.

Outra tecnologia cuja adoção vem crescendo nos últimos anos é a pulverização pulsada (Pulse Width Modulation – PWM), onde, além do benefício de abertura independente de bicos, é possível alterar a vazão de cada um dos bicos sem a necessidade de modificações na pressão do circuito, o que favorece a manutenção do tamanho das gotas, uma vez que estas são muito influenciadas pela mudança na pressão da calda.

Confira o portifólio completo de pulverizadores da Jacto aqui.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...