A Raízen e a Femsa anunciaram nesta quinta-feira, 4, o encerramento da joint venture de rede de lojas de conveniência Grupo Nós.
Com o fim da parceria, a produtora de açúcar e etanol ficará com as lojas de conveniência associadas à marca Shell, sua acionista, enquanto a companhia mexicana passará a deter 100% da rede de mercados Oxxo no Brasil.
A Raízen disse que receberá 1.256 lojas de conveniência Shell Select e Shell Café e “seguirá desenvolvendo a oferta por meio do modelo prioritário de franquias, integrado à sua rede de postos Shell”.
Já a Femsa receberá todos os 611 mercados Oxxo no Brasil e o centro de distribuição em Cajamar (SP), além de dívidas e caixa disponíveis do Grupo Nós.
“Essa decisão está alinhada à estratégia de reciclagem e simplificação do portfólio de negócios da Raízen, permitindo maior foco e agilidade na execução de sua Oferta Integrada Shell”, disse a Raízen, acrescentando que a conclusão da operação está sujeita à aprovação do órgão antitruste Cade.
Já a Femsa afirmou, em comunicado separado, que o Oxxo Brasil é uma “prioridade estratégica” dentro da estratégia de seu negócio de varejo.
“Ao dar o próximo passo para operar de forma independente, seguimos totalmente comprometidos com fortalecimento e expansão do Oxxo neste mercado dinâmico. O Brasil segue sendo foco fundamental na estratégia de crescimento de longo prazo da Femsa”, disse o diretor geral da Femsa Retail, José Antonio Fernández Garza.
*Reuters/Letícia Fucuchima e Gabriel Araujo