Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Raízen já começou a utilizar biometano no transporte de cana

Publicado

em

A Raízen anunciou a substituição do diesel pelo biometano em frota de caminhões de transporte de cana. Em fase de transição, a empresa converteu motores de três caminhões das usinas de Araraquara (SP) e Paraíso (SP) para gás natural veicular, um intermediário ao biometano e que emite até 10% menos poluentes que o diesel.

O gerente de soluções e projetos agrícolas da companhia, Hamilton Jordão, disse ao jornal o Estado de São Paulo, que os veículos híbridos operaram durante toda a safra com cerca de 30% do diesel substituído por gás, sem perda de performance.

Agora, a Raízen quer expandir o experimento com GNV para cem veículos em até duas safras e introduzir o biometano quando ele começar a ser fabricado pela empresa. A primeira planta deve ser inaugurada em 2023 e, até 2030, 39 usinas devem estar voltadas ao biocombustível.

A Raízen, por meio da Raízen Geo Biogás, uma Joint Venture com a Geo Energética, continua a construção de sua segunda planta de biogás, a primeira dedicada à produção de Biometano. Os investimentos aproximados são de R$ 300 milhões e a planta vai ser anexa ao Bioparque Costa Pinto localizado em Piracicaba, SP, com uma capacidade de produção de 26 milhões de m³ de gás natural renovável por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 200 mil clientes residenciais.

A produção do gás natural renovável será feita a partir de vinhaça e torta de filtro, resíduos da operação agroindustrial do Bioparque Costa Pinto. O Bioparque possui, além de estrutura para produção de açúcar e etanol, uma planta de Etanol de Segunda Geração (E2G) e uma usina solar. O E2G é um processo que permite a produção de etanol a partir de bagaço que também gera vinhaça como resíduo, que será destinado à nova planta de Biometano.

A totalidade da produção da nova planta foi comercializada para a Yara Brasil Fertilizantes e para a Volkswagen do Brasil, em contratos de longo prazo. A Yara receberá 20 mil metros cúbicos de gás natural renovável por dia para a produção de hidrogênio e amônia verde. Já a Volkswagen receberá 50 mil metros cúbicos diariamente, sendo a primeira montadora no Brasil a utilizar biometano na produção de suas fábricas, representando uma redução de mais de 90% nas emissões de CO2 se comparado com a alternativa fóssil.

Esta será a segunda planta de biogás da Raízen Geo Biogás. A primeira, inaugurada em 2020 no município de Guariba, SP, tem foco na geração de energia elétrica por meio do biogás e é uma das maiores plantas do tipo no mundo, com capacidade instalada de 21MW.

Informações do Estado de S.Paulo com complemento da RPAnews

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading