Home Últimas Notícias Raízen já começou a utilizar biometano no transporte de cana
Últimas Notícias

Raízen já começou a utilizar biometano no transporte de cana

raízen
Compartilhar

A Raízen anunciou a substituição do diesel pelo biometano em frota de caminhões de transporte de cana. Em fase de transição, a empresa converteu motores de três caminhões das usinas de Araraquara (SP) e Paraíso (SP) para gás natural veicular, um intermediário ao biometano e que emite até 10% menos poluentes que o diesel.

O gerente de soluções e projetos agrícolas da companhia, Hamilton Jordão, disse ao jornal o Estado de São Paulo, que os veículos híbridos operaram durante toda a safra com cerca de 30% do diesel substituído por gás, sem perda de performance.

Agora, a Raízen quer expandir o experimento com GNV para cem veículos em até duas safras e introduzir o biometano quando ele começar a ser fabricado pela empresa. A primeira planta deve ser inaugurada em 2023 e, até 2030, 39 usinas devem estar voltadas ao biocombustível.

A Raízen, por meio da Raízen Geo Biogás, uma Joint Venture com a Geo Energética, continua a construção de sua segunda planta de biogás, a primeira dedicada à produção de Biometano. Os investimentos aproximados são de R$ 300 milhões e a planta vai ser anexa ao Bioparque Costa Pinto localizado em Piracicaba, SP, com uma capacidade de produção de 26 milhões de m³ de gás natural renovável por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 200 mil clientes residenciais.

A produção do gás natural renovável será feita a partir de vinhaça e torta de filtro, resíduos da operação agroindustrial do Bioparque Costa Pinto. O Bioparque possui, além de estrutura para produção de açúcar e etanol, uma planta de Etanol de Segunda Geração (E2G) e uma usina solar. O E2G é um processo que permite a produção de etanol a partir de bagaço que também gera vinhaça como resíduo, que será destinado à nova planta de Biometano.

A totalidade da produção da nova planta foi comercializada para a Yara Brasil Fertilizantes e para a Volkswagen do Brasil, em contratos de longo prazo. A Yara receberá 20 mil metros cúbicos de gás natural renovável por dia para a produção de hidrogênio e amônia verde. Já a Volkswagen receberá 50 mil metros cúbicos diariamente, sendo a primeira montadora no Brasil a utilizar biometano na produção de suas fábricas, representando uma redução de mais de 90% nas emissões de CO2 se comparado com a alternativa fóssil.

Esta será a segunda planta de biogás da Raízen Geo Biogás. A primeira, inaugurada em 2020 no município de Guariba, SP, tem foco na geração de energia elétrica por meio do biogás e é uma das maiores plantas do tipo no mundo, com capacidade instalada de 21MW.

Informações do Estado de S.Paulo com complemento da RPAnews

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Trabalhador morre em acidente grave em colheita de cana na Usina São Martinho

Na manhã de hoje, 20, funcionário da Usina São Martinho, unidade Pradópolis,...

Após duas temporadas consecutivas de superávit mundial de açúcar, a safra 2019/20 pode registrar déficit.
OpiniãoAçúcarÚltimas Notícias

[Opinião] Açúcar: preços devem ficar entre 17 e 18 centavos, como um pêndulo

Surpreendentemente, o mercado futuro de açúcar em Nova York encerrou a semana...

Últimas Notícias

Demanda firme e estoques enxutos impulsionam venda de etanol hidratado

Na semana de 12 a 17 de maio, o mercado de etanol...

Últimas Notícias

Preços do açúcar cristal recuam com maior flexibilidade nas negociações

Na semana de 12 a 16 de maio, os preços médios do...