Home Agrícola Raízen reduzirá uso de fertilizantes em 20% com aplicação de resíduo orgânico
AgrícolaDestaqueÚltimas NotíciasUsinas

Raízen reduzirá uso de fertilizantes em 20% com aplicação de resíduo orgânico

Raízen mostra bons resultados de programa inédito para fornecedores de cana
Foto/Divulgação (Raízen)
Compartilhar

A Raízen, maior companhia sucroenergética do mundo, quer elevar o uso de adubos orgânicos para reduzir a dependência por fertilizantes. De acordo com a companhia, a expectativa é aumentar em 20% o uso de vinhaça e torta de filtro no manejo dos seus canaviais. Até a safra anterior, em 60% das suas áreas cultiváveis já eram tratados com estes resíduos. Para a safra atual, a expectativa é que a área tratada chegue a 80% para que na safra 2023/24 a adubação orgânica atinja quase 100% das áreas.

A partir desta safra, a Raízen já deve reduzir em 20% o uso de fertilizantes em suas operações agrícolas, refletindo na queda de 3% a pegada de carbono.

A vinhaça e a torta de filtro, subprodutos da produção de açúcar e etanol, são ricos em potássio e fósforo, respectivamente, e a Raízen terá capacidade de suprir toda a demanda destes dois nutrientes. Apesar de ambos os resíduos também serem ricos em nitrogênio (N), no entanto, o volume é insuficiente para abastecer toda a demanda da cana-de-açúcar da companhia, que ainda precisará usar N mineral.

A companhia relevou que tem feito uso da torta de filtro em compostagem, que enriquecida com microorganismos e minerais é aplicada em parte de seus canaviais. De acordo o diretor agrícola da Raízen, Ricardo Lopes, embora tentativas de reduzir a dependência de fertilizantes estejam em voga no momento em razão da guerra entre Rússia e Ucrânia, o investimento da empresa vem de antes e não se deve ao conflito.

“A Raízen entende que a melhor utilização dos resíduos garante mais eficiência aos processos. A inovação e a sustentabilidade são valores com os quais fomentamos cada vez mais o conceito de economia circular, que prevê a reutilização, recuperação e reciclagem daqueles resíduos que são inevitáveis em nosso processo produtivo”, disse, em nota.

De acordo com a companhia, na última temporada, a aplicação de vinhaça reduziu o uso de fertilizantes minerais em  quase 40 mil toneladas nas áreas de cana da Raízen.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...