Home Agrícola Raízen reduzirá uso de fertilizantes em 20% com aplicação de resíduo orgânico
AgrícolaDestaqueÚltimas NotíciasUsinas

Raízen reduzirá uso de fertilizantes em 20% com aplicação de resíduo orgânico

Raízen mostra bons resultados de programa inédito para fornecedores de cana
Foto/Divulgação (Raízen)
Compartilhar

A Raízen, maior companhia sucroenergética do mundo, quer elevar o uso de adubos orgânicos para reduzir a dependência por fertilizantes. De acordo com a companhia, a expectativa é aumentar em 20% o uso de vinhaça e torta de filtro no manejo dos seus canaviais. Até a safra anterior, em 60% das suas áreas cultiváveis já eram tratados com estes resíduos. Para a safra atual, a expectativa é que a área tratada chegue a 80% para que na safra 2023/24 a adubação orgânica atinja quase 100% das áreas.

A partir desta safra, a Raízen já deve reduzir em 20% o uso de fertilizantes em suas operações agrícolas, refletindo na queda de 3% a pegada de carbono.

A vinhaça e a torta de filtro, subprodutos da produção de açúcar e etanol, são ricos em potássio e fósforo, respectivamente, e a Raízen terá capacidade de suprir toda a demanda destes dois nutrientes. Apesar de ambos os resíduos também serem ricos em nitrogênio (N), no entanto, o volume é insuficiente para abastecer toda a demanda da cana-de-açúcar da companhia, que ainda precisará usar N mineral.

A companhia relevou que tem feito uso da torta de filtro em compostagem, que enriquecida com microorganismos e minerais é aplicada em parte de seus canaviais. De acordo o diretor agrícola da Raízen, Ricardo Lopes, embora tentativas de reduzir a dependência de fertilizantes estejam em voga no momento em razão da guerra entre Rússia e Ucrânia, o investimento da empresa vem de antes e não se deve ao conflito.

“A Raízen entende que a melhor utilização dos resíduos garante mais eficiência aos processos. A inovação e a sustentabilidade são valores com os quais fomentamos cada vez mais o conceito de economia circular, que prevê a reutilização, recuperação e reciclagem daqueles resíduos que são inevitáveis em nosso processo produtivo”, disse, em nota.

De acordo com a companhia, na última temporada, a aplicação de vinhaça reduziu o uso de fertilizantes minerais em  quase 40 mil toneladas nas áreas de cana da Raízen.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol hidratado supera R$ 3,00 nas usinas paulistas com oferta curta e demanda firme, aponta Cepea

O etanol hidratado negociado nas usinas paulistas iniciou 2026 com nova rodada...

Últimas Notícias

Mercado paulista de açúcar inicia 2026 com retomada de negócios e ajuste de preços, aponta Cepea

O mercado paulista de açúcar cristal branco iniciou 2026 com recuperação no...

Últimas Notícias

ComBio prevê triplicar receita em cinco anos com foco na energia para etanol de milho

A ComBio, maior empresa brasileira de fornecimento de energia térmica renovável para...

Últimas Notícias

MP de Alagoas ajuíza ação contra usina Utinga Leão por queimadas de cana em Pilar

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) ajuizou uma ação civil pública contra...