Home Últimas Notícias Receita apreende carga de combustível irregular em dois navios no Rio de Janeiro
Últimas Notícias

Receita apreende carga de combustível irregular em dois navios no Rio de Janeiro

Compartilhar

A Operação Cadeia de Carbono, deflagrada nesta sexta-feira, 19, em cinco estados, apreendeu a carga de dois navios no Rio de Janeiro que traziam ao Brasil carga irregular de combustíveis e hidrocarbonetos, incluindo óleo condensado de petróleo. O valor dos produtos é de, aproximadamente, R$ 240 milhões.

Segundo a Receita Federal, foram realizadas diligências fiscais em estabelecimentos importadores de cinco estados: Alagoas, Paraíba, Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo. As medidas ocorreram, de forma simultânea, em 11 alvos distintos.

O objetivo da ação é desarticular organizações criminosas especializadas na chamada interposição fraudulenta, quando pequenas empresas funcionam como laranjas para ocultar os reais importadores e a origem dos recursos financeiros das operações. Entre os crimes apurados estão lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal.

“O setor de combustíveis foi escolhido por razões óbvias. Ele é o que mais está sendo usado para esse tipo de atividade. Você tem uma rede praticamente nacional, que dá suporte à lavagem de dinheiro e ao crime organizado”, destacou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ministro informou que, nesta sexta-feira, a Receita Federal publicou uma nova instrução normativa para fechar uma brecha na regulamentação de importação que permitia aos criminosos dificultarem a fiscalização dos produtos importados pela Receita.

“Hoje, a Receita Federal está emitindo uma instrução normativa que vai disciplinar o desembaraço antecipado. Essa era uma das estratégias para desembaraçar a mercadoria em um determinado porto do Brasil e entregar a mercadoria em outro, já desembaraçado. A Receita, que já tinha feito o desembaraço em outro local, perdia a oportunidade de fazer a conferência da mercadoria”, explicou.

Agência Brasil|Bruno Bocchini

Compartilhar
Artigo Relacionado
Irrigação cana mitos
Últimas Notícias

RIDESA apresenta 18 novas variedades de cana-de-açúcar em evento nacional

A Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA Brasil) realiza...

Últimas Notícias

Com investimento de R$ 60 milhões, Savana Holding inicia projeto térmico movido a etanol

A Savana Holding, em parceria com a multinacional finlandesa Wärtsilä, anunciou na...

PopularDestaqueÚltimas Notícias

O futuro do etanol passa pela inovação: veja os destaques da 2ª Conferência de Milho e Cana-de-açúcar

Especialistas destacaram durante evento em Piracicaba, SP, os potenciais para o mercado...

Mato Grosso é o 2º estado com o menor preço médio de venda do etanol do Brasil, mesmo com as últimas altas no valor desse combustível.
Últimas Notícias

Etanol sobe 1,42% no Sudeste durante a primeira quinzena de setembro

A região foi a única com alta no preço do biocombustível; gasolina...