Home Últimas Notícias Rede Nacional de Irrigantes é criada para valorizar uso da água na agricultura brasileira
Últimas Notícias

Rede Nacional de Irrigantes é criada para valorizar uso da água na agricultura brasileira

Foto:Ilustração/Crédito: BP Bunge
Compartilhar

No dia de ontem, 09, em Brasília, 81 entidades do setor agrícola de várias culturas e regiões do país, a exemplo da cana-de-açúcar, ora representada pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), lançaram a Rede Nacional de Irrigantes (Renai). É a primeira entidade no Brasil que tem como objetivo a valorização da  agricultura irrigada e tais tecnologias para triplicar a produção nacional.

A partir de agora, de forma articulada e unificada, essas entidades através da Renai, que tem como presidente do conselho, Luiz Roberto Barcelos, defenderá o setor na interlocução com o governo, Congresso, mídia e  com a sociedade civil. Paulo Leal, presidente da Feplana presente na reunião de fundação, acredita que a Renai será fundamental para auxiliar na produção dos alimentos e para o desenvolvimento regional no Brasil.

Leal enfatiza que a irrigação poderá aumentar a produtividade da cana do Norte ao Sul, bem como tecnologias que vão colaborar para a melhoria da renda dos 60 mil canavieiros no país. A Feplana tem razão se considerar o que falou um fundador da Renai, que é o chefe de Desenvolvimento da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues. Com a irrigação, diz o especialista, será possível triplicar a produção de alimentos sem abrir novas áreas.

Em dados apresentados pela Renai, ficou demonstrado que o Brasil é um dos poucos países do mundo com uma capacidade de triplicar sua área irrigada de forma sustentável. O país possui cerca de 8,2 milhões de hectares irrigados (3,3% do total da área plantada), mas poderá chegar a 55 milhões de hectares – o maior potencial de crescimento no mundo.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Brasil quer que Paraguai priorize inclusão de setores automotivo e açucareiro no Mercosul

O governo Luiz Inácio Lula da Silva espera que o Paraguai, que...

Últimas Notícias

Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica

O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela...

Últimas Notícias

S&P rebaixa rating da Adecoagro para BB- após aquisição da Profertil e elevação da alavancagem

A S&P Ratings rebaixou o rating de crédito da Adecoagro S.A. de...

Planta etanol milho inpasa
Últimas Notícias

Inpasa anuncia nova biorrefinaria de etanol em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, anunciou...