Home Últimas Notícias Safra brasileira de milho 2024/25 é revisada para 138,2 milhões de toneladas, aponta Hedgepoint
Últimas Notícias

Safra brasileira de milho 2024/25 é revisada para 138,2 milhões de toneladas, aponta Hedgepoint

Compartilhar

A safra brasileira de milho 2024/25 foi revisada pela Hedgepoint — agora estimada em 138,2 milhões de toneladas, um aumento de 3,7 milhões de toneladas em comparação com a projeção anterior de 134,5 milhões. O avanço da colheita da segunda safra revelou produtividades médias elevadas em diversos dos principais estados produtores do Centro‑Sul do país, o que, somado à ampliação da área plantada, resultou em um recorde de produção da chamada “safrinha”.

“O clima positivo registrado na maior parte do desenvolvimento das lavouras da segunda safra compensou o risco trazido pelo atraso da semeadura nesta temporada, que iniciou e terminou em um período considerado fora do ideal devido aos atrasos registrados no plantio e na colheita da soja (que, no fim, também acabou beneficiada pelo clima). Diante disso, os Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás registraram produtividades superiores a 100 sacas por hectare, garantindo uma grande produção”, afirma Luiz Roque, coordenador de Inteligência de Mercado da Hedgepoint Global Markets.

Milho Brasil – Área, Produtividade e Produção (M ha, ton/ha, M ton)

 

Os trabalhos de colheita dessa supersafra estão na reta final, o que indica que quase toda a produção de milho brasileira da temporada 2024/25 já está disponível no mercado: até o dia 29 de agosto, 97% das lavouras da segunda safra do Centro‑Sul do país já haviam sido colhidas.

Já em relação à comercialização, os dados atuais apontam para um ritmo mais lento por parte dos produtores em comparação com o mesmo período do ano anterior e com a média das últimas cinco safras para esse período, levantando um sinal de alerta para o lado vendedor, diante do grande volume disponível para negociação nos próximos meses. Até o início de agosto, aproximadamente 43% da segunda safra de milho estava comercializada — no mesmo período da safra anterior, o percentual era de 48%, enquanto a média de cinco safras para o período é de 50%.

Do lado da demanda, destaca-se o forte crescimento do uso de milho para produção de etanol nesta temporada, com novas indústrias entrando em operação. A Hedgepoint estimou que 23,7 milhões de toneladas de milho serão destinadas à produção de etanol na temporada 2024/25, contra 17,4 milhões na safra anterior.

No que se refere às exportações, os atrasos nos embarques — consequência do atraso na colheita da segunda safra — começam a ser superados, com agosto marcando um forte ritmo de exportações e setembro já apresentando um volume expressivo de registros para embarque.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Usinas de açúcar da Índia devem ficar aquém da meta de exportação de 1,5 mi t

As usinas de açúcar da Índia não devem exportar toda a sua...

Temos VagasÚltimas Notícias

Colombo Agroindústria abre 700 vagas nas áreas agrícola e automotiva no interior paulista

Oportunidades abrangem funções operacionais e de liderança nas unidades de Ariranha, Palestina...

Últimas Notícias

Pelo sexto ano consecutivo, Uisa integra o ranking 100+ inovadoras no uso de TI

Iniciativas em automação, inteligência artificial e gestão de processos sustentam os últimos...

Últimas Notícias

Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético lançaram a Coalizão pelos Biocombustíveis

Foi lançada nesta quarta-feira (04/02), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a...