Home Últimas Notícias Safra de cana no Norte-Nordeste atinge 45,86 milhões de toneladas
Últimas Notícias

Safra de cana no Norte-Nordeste atinge 45,86 milhões de toneladas

Compartilhar

O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras do Norte e do Nordeste, do início da safra 2023/24 até o final da primeira quinzena de janeiro, chegou a 45,86 milhões de toneladas.

Os indicadores, compilados pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), revelam aumento de 5,9% na moagem em comparação a igual período do ano passado.

Dados da entidade, que congrega 35 usinas e destilarias de etanol em 11 estados brasileiros, revelam que a produção de açúcar e de etanol (anidro e hidratado) manteve tendência de crescimento em relação ao mesmo período do ciclo 2022/23.

A NovaBio registrou altas de 11,8% para o adoçante – 2,55 milhões de toneladas contra 2,28 milhões de toneladas na safra anterior – e de 1,9% para o biocombustível – 1,81 bilhão de litros ante 1,78 bilhão de litros no mesmo período do ano anterior.

Com cerca de 72% da projeção para a atual safra já realizados, o açúcar mantém a liderança na produção, ativando exportações originadas no Nordeste.

Para o presidente-executivo da NovaBio e presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, a produção de açúcar cresceu na atual safra em grande medida devido ao câmbio mais favorável ao exportador e, sobretudo, pelo desequilíbrio na competitividade do etanol com a gasolina, causado pela ausência de uma política mais previsível e estável.

“A previsão é que mais de 67% da produção seja destinada ao exterior, com os embarques do VHP, refinado e cristal direcionados para países das Américas, África, Europa e Oriente Médio”, frisa Cunha.

Com mais de dois terços da safra realizada no Norte e Nordeste, a produção de etanol hidratado cresceu 10,3%. Foram fabricados 902,6 milhões de litros em relação aos 818 milhões de litros verificados em 15 de janeiro de 2023. No caso do biocombustível anidro, que é misturado à gasolina, houve retração de 5,3%, com 914 milhões de litros em relação aos 964 milhões do ciclo anterior.

Entretanto, segundo o presidente da NovaBio, o estoque físico do anidro aumentou 30%. Estão armazenados 236,4 mil litros ante 181,8 mil litros registrados nos primeiros quinze dias do ano passado. Para o hidratado, o recuo foi de 17,43%, totalizando 130,7 mil litros contra 158,3 mil litros estocados na safra 2022/23.

Em 15 de janeiro, somando o anidro e o hidratado, o estoque total de etanol atingiu 367,1 mil litros, volume 41,54% superior se comparado aos 259,3 mil litros observados na safra anterior.

Compartilhar
Artigo Relacionado
geada cana
Últimas Notícias

Geadas podem impactar significativamente canaviais, de acordo com StoneX

Levantamento da StoneX mostra como geadas e temperaturas abaixo de 5 °C...

Últimas Notícias

CRV Industrial recebe executivos da Wilmar International e reforça parcerias estratégicas

Visita de representantes da Nova Zelândia e do Brasil destaca integração global...

DestaqueÚltimas Notícias

Chuvas impactam colheita e moagem atinge 38,78 milhões de toneladas no início de junho

Na primeira quinzena de junho, as usinas da região Centro-Sul processaram 38,78...

Últimas Notícias

E30 eleva demanda por etanol em 1 bi L na safra, mas sem afetar preço, prevê Cerradinho

A CerradinhoBio estima um crescimento significativo na demanda por etanol a partir...