Home Últimas Notícias São Martinho faz parceria com empresa para avaliar uso de tecnologias 5G e IA
Últimas Notícias

São Martinho faz parceria com empresa para avaliar uso de tecnologias 5G e IA

Compartilhar

Colaboração com a empresa Qualcomm tem como objetivo avaliar o uso de tecnologias como 5G e Inteligência Artificial para aumentar a produtividade no setor agrícola

A São Martinho e a Qualcomm Serviços de Telecomunicações colaboram para avaliar o uso da tecnologia 5G para aprimorar os processos agroindustriais. Com a expertise de uma das maiores companhias sucroenergéticas do Brasil, e usando inovações de ponta da Qualcomm Technologies, a colaboração pretende implementar soluções digitais para o agronegócio com foco em produtividade, eficiência operacional, segurança e sustentabilidade.

A São Martinho é pioneira em smart-farming para cana-de-açúcar, com cobertura 4G e 5G em sua usina localizada na cidade de Pradópolis (São Paulo). A sua principal unidade, a Usina São Martinho, é a maior processadora de cana do mundo, com capacidade de moer até 10 milhões de toneladas por safra, o que faz dela um local ideal para escalar soluções deste tipo.

A Qualcomm explorará a forma como sistemas baseados em uma superposição de tecnologias como 5G e AI poderão produzir avanços tecnológicos para empresas do agronegócio, visando especialmente a produtividade. A São Martinho, com sua vasta experiência no setor sucroenergético, apoiará com o seu conhecimento agrícola, operativo e industrial para que as potenciais soluções ajudem a efetivamente solucionar os desafios do setor. Alguns destes desafios mapeados visam monitorar e estimar o crescimento e a produtividade das plantas, detectar sinais preliminares de ameaça à lavoura, melhorar as análises de solo e clima, otimizar aspectos logísticos e industriais, entre outras.

As aplicações que estão sendo planejadas contemplam o uso de câmeras, drones, rovers, sensores e outros equipamentos que, baseados nos produtos da Qualcomm Technologies, podem coletar dados, aprender padrões e fornecer informações para o aprimoramento dos diversos processos.

Além de contribuir com a expertise agrícola, a São Martinho poderá disponibilizar a parceiros acesso ao ambiente operacional da usina, aos profissionais capacitados da companhia e aos dados históricos e em tempo real de suas operações para facilitar por exemplo o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial. A São Martinho espera que os primeiros projetos se iniciem ainda este ano no Centro de Inovação São Martinho, um ambiente baseado no modelo de inovação aberta e focado no desenvolvimento de soluções digitais, localizado na Usina São Martinho, em Pradópolis (SP).

“Reforçando o histórico de inovação e pioneirismo da São Martinho, referência na produção do açúcar, biocombustível e energia renovável a partir da cana-de-açúcar, buscamos acessar o que há de mais avançado em termos de tecnologias habilitadoras para continuarmos construindo um futuro que nos permita sonhar com o impossível. A agricultura de ultra precisão dependerá da adoção racional dessas novas tecnologias e o acordo com a Qualcomm Brasil traz não só este foco, como uma grande sinergia com a busca por eficiência em nossos processos”, conclui Fabio Venturelli, Presidente da São Martinho.

“Estamos analisando o uso de nossa tecnologia para identificar modelos de AI e soluções que possam permitir que o setor dê um salto de produtividade pela maior automação, previsibilidade e visibilidade na operação agrícola”, explica Leonardo Finizola, Diretor de Vendas da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda.

“A colaboração com um grupo inovador como a São Martinho tem o potencial de permitir que o desenvolvimento tecnológico no ecossistema atenda às necessidades específicas do agronegócio brasileiro, fomentando a inovação e o aprimoramento dos processos de logística e de produção no campo e na indústria”, conclui Luiz Tonisi, Vice-Presidente, Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. e Presidente da Qualcomm América Latina.

Para a São Martinho, trabalhar com a Qualcomm Brasil marca mais um importante passo na sua jornada de inovação e transformação digital a partir do seu Centro de Inovação, um local para experimentação, exploração e execução de projetos habilitados por conectividade e dados no coração de seu ambiente agroindustrial.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...