Secretário do Ministério da Agricultura fala da representatividade do setor

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, fez a abertura do último dia do Megacana Tech Show Online, na noite dessa quinta-feira (06). Morador de Uberaba – MG, Montes ressaltou que é testemunha da importância do setor sucroalcooleiro para a economia da região. “Este setor, sem dúvida, é aquele que vem se destacando”, frisou.

Montes explicou que o Ministério da Agricultura tem se preparado e organizado para dar a oportunidade, cada vez mais, para o produtor produzir. E explicou que 6% do PIB está no agronegócio, dentro da porteira. Mas o setor representa 21%, considerando os equipamentos e insumos. “E não tem setor que usa tanto equipamento e insumo como o sucroenergético”, afirmou, exemplificando com o processo de mecanização da colheita da cana.

O secretário executivo ainda falou que, apesar da pandemia, que trouxe redução no consumo, o setor não se abateu e a reação veio rápido. “A comunidade começou a entender a importância de abastecer com o etanol”, comentou.

Presidentes

A abertura do terceiro dia do Megacana Tech Show também contou com a participação dos presidentes da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – SIAMIG e da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido – Canacampo, promotoras do evento.

Daine Frangiosi, da Canacampo, contou para o público que recebeu telefonemas de todo o Brasil parabenizando pelo evento. E aproveitou para agradecer às gestões anteriores pela construção da história da feira.

Mário Campos, da SIAMIG, lembrou a parceria da agroindústria junto com os produtores rurais, que fazem tão bem o seu trabalho. “E o terceiro dia do evento vem coroar isso”, completou. Campos destacou a construção de temas que foram colocados ao longo dos três dias, com discussões sobre o agro, inovação e hoje sobre produção de energia, com o debate sobre o etanol e o RenovaBio.