Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Segundo sindicato, 85 funcionários serão demitidos de unidade da Raízen

Publicado

em

A Raízen anunciou na sexta-feira, 04, o encerramento das atividades da Usina Santa Helena, que fica localizada no interior de São Paulo, em Rio das Pedras. Em nota, divulgada em primeira mão pela RPAnews, a companhia afirmou que o fechamento da unidade tem como objetivo otimizar a produção.

A companhia afirmou ainda que não diminuiria sua produção ou moagem total, que os compromissos com seus fornecedores parceiros serão cumpridos e que um plano de expansão anunciado neste ano não seria afetado.

Também disse que estava aberta ao diálogo com parceiros e colaboradores a fim de atenuar ao máximo os efeitos socioeconômicos da medida. “Ainda reitera que uma grande parte dos colaboradores serão reabsorvidos pela companhia e agradece a todos os desligados pelo seu tempo de trabalho e dedicação. A empresa cumpre integralmente a legislação trabalhista vigente no Brasil e preza pelo bem-estar de seus colaboradores”, afirmou a companhia em nota.

O sindicato dos trabalhadores, em reportagem do G1, apontou que 85 profissionais serão demitidos e 283 serão realocados para outras unidades da rede. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Piracicaba e Região, Fânio Luis Gomes, afirmou ao G1 que a notícia traz impactos emocionais e financeiros.

“Houve um impacto primeiro pela notícia, porque ninguém estava preparado para isso. Um impacto emocional muito grande. Para os dois municípios, Piracicaba e Rio das Pedras, também é um impacto econômico, uma vez que sai uma empresa de grande e médio porte do município. E no nosso caso, que é mais social dos trabalhadores, nós estivemos lá hoje conversando com as pessoas, mas fica aquele sentimento de perda, por mais que bastante gente esteja sendo realocada”, disse a reportagem do G1.

Ainda de acordo com ele,  os setores atingidos pela demissão são os de indústria e administração. Já os trabalhadores realocados serão convidados a trabalhar na usina Costa Pinto, em Piracicaba, ou nas unidades de Capivari (SP) e Rafard (SP).

“A princípio, são trabalhadores de Piracicaba que trabalham na Santa Helena, e quem vai para a Costa Pinto, para este não tem impacto nenhum. Ele vai sair da casa dele, subir no mesmo ônibus e só vai mudar de linha. Para quem vai ser convidado para Capivari, vai dar preferência aos trabalhadores de Rio das Pedras, que estão perto”, acrescentou.

Acabadas as vagas disponíveis nessas duas localidades, as opções serão em Araraquara (SP), Jaú (SP) e Barra Bonita (SP). “Se a pessoa preferir ir morar em Barra Bonita, vai ser garantido um aluguel por um prazo e uma certa estabilidade para ele poder se adaptar no local que ele vai”, explicou ao G1.

A Raízen anunciou pacotes de compensação para reduzir o impacto econômico para os profissionais demitidos. Gomes informou que se trata da manutenção de alguns benefícios por mais seis meses após a demissão. “Será estendido aos demitidos um pacote de extensão do plano de saúde por seis meses, sem custos. [Plano] odontológico, seguro da vida e a cesta alimentar também serão estendidos durante esse prazo. E as pessoas que têm tempo de casa maior vai ser estudado um abono para cada trabalhador. Mas aí não dá para eu saber os valores porque cada um tem um valor diferente”, disse à reportagem do G1.

A planta produz açúcar e etanol e fica localizada no Jardim Bom Jesus, às margens da Rodovia Cornélio Pires (SP-127). Em nota, a Raízen informou que a suspensão das atividades será, inicialmente, por um período de dois anos, “buscando otimizar a atuação e a produção da Raízen no polo Piracicaba, reduzindo a capacidade ociosa das unidades produtoras da empresa”.

Com informações do G1/Rodrigo Pereira
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading