Home Últimas Notícias Setor de biodiesel reforça compromisso com a transição energética em manifesto apresentado na COP 30
Últimas Notícias

Setor de biodiesel reforça compromisso com a transição energética em manifesto apresentado na COP 30

Compartilhar

Durante a COP 30, foi divulgado o Manifesto pelo Biodiesel, documento que reafirma o papel do biocombustível na transição energética, ressalta sua capacidade de descarbonizar o transporte em diferentes modais e evidencia seus efeitos positivos sobre a economia e a segurança alimentar. O texto é assinado por ABIOVE, APROBIO e UBRABIO.

Segundo o manifesto, a conferência reforçou que o Brasil é hoje referência nas mais variadas rotas de biocombustíveis. “Está claro que o nosso país é referência a ser seguida em utilização das mais variadas rotas de biocombustíveis”, afirmam as entidades, destacando que a COP 30 trouxe o desafio de priorizar iniciativas reais e de impacto imediato diante do avanço das mudanças climáticas.

O documento relembra que a produção de biodiesel no Brasil completou 20 anos de trajetória, com um parque industrial formado por 58 usinas em 14 estados e capacidade autorizada de 15,6 bilhões de litros por ano — volume suficiente para suprir uma mistura de 22% no diesel. As associações ressaltam que o biocombustível é uma solução disponível e de grande impacto: “Esta é uma solução pronta, de qualidade reconhecida, menor custo de transição e maior impacto ao meio ambiente, capaz de descarbonizar o transporte em todos os modais”.

As entidades reforçam os benefícios ambientais, econômicos e sociais do setor, destacando que o biodiesel reduz emissões de gases de efeito estufa em até 94%, envolve 300 mil agricultores familiares e possui um dos maiores efeitos multiplicadores da economia verde. O manifesto lembra ainda que o uso atual de B15 já reduz a importação de diesel em 674 milhões de litros por ano, evitando gastos de US$ 470 milhões. Desde sua implantação, o biodiesel no Brasil já evitou a emissão de 127 milhões de toneladas de CO₂ equivalente — um volume comparável ao plantio de 930 milhões de árvores.

O documento também enfatiza a relação entre biodiesel e alimentos, reforçando que o setor “impulsiona a cadeia do agronegócio ampliando a oferta de alimentos para o mundo”. Como 75% da matéria-prima utilizada é óleo de soja, o esmagamento do grão gera farelo, principal insumo das rações animais. Em 2023, essa dinâmica reduziu em R$ 3,5 bilhões os custos de produção de proteínas, contribuindo para menor inflação. Para as entidades, “o biodiesel é muito mais que energia”, uma vez que impulsiona renda no campo, gera empregos e reduz poluição.

No encerramento, ABIOVE, APROBIO e UBRABIO reforçam que o Brasil tem em mãos um biocombustível renovável, inclusivo e competitivo. O manifesto defende avançar em políticas públicas que garantam previsibilidade, ampliar o desenvolvimento de matérias-primas, fortalecer sistemas de controle de qualidade e combater desinformação sobre o setor. As entidades concluem que “o biodiesel brasileiro é a força que transforma o presente e garante o futuro”.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...

Últimas Notícias

Etanol hidratado se estabiliza em São Paulo após sequência de altas desde outubro

Baixa liquidez no spot, oferta restrita de etanol na entressafra e expectativa...