Home Últimas Notícias Setor sucroenergético tem maior participação nas exportações do agro de São Paulo
Últimas Notícias

Setor sucroenergético tem maior participação nas exportações do agro de São Paulo

Compartilhar

O setor sucroenergético teve novamente a maior participação dentro das exportações do agronegócio paulista, de 35,3%, uma alta de 24,7% em valores e de 5,4% em volumes de vendas externas.

Os números, referentes ao período de janeiro a setembro deste ano, foram apresentados pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, com base nas pesquisas do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), ligado à secretaria de agricultura e abastecimento do estado.

Esse avanço decorre da alta das exportações do açúcar (28,2% em valores e 4,5% em volume), além da valorização de 22,5% no preço médio da commodity no período. Já para o etanol, os embarques apresentaram elevações de 16,1% em volume e de 5,7% em valores.

O complexo sucroenergético totalizou US$ 7,23 bilhões em exportações, sendo que o açúcar representou 86,9%, e o etanol, 13,1%.

Os principais compradores foram: China (11,3%), Nigéria (7,0%), Marrocos (6,1%), Índia (5,6%), Arábia Saudita (5,5%), União Europeia (5,1%), Bangladesh (5,0%), Coreia do Sul (4,7%), Argélia (4,4%) e Estados Unidos (4,3%).

O grupo composto pelo complexo soja ficou na segunda posição, com desempenho positivo nos embarques (+10,4%) e queda em valores (-2,2%).

O agronegócio no estado de São Paulo teve superávit de US$ 16,62 bilhões entre janeiro e setembro deste ano, 7,5% superior em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Informações do Governo do Estado de SP

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...