Home Últimas Notícias Silveira comemora aprovação do PL Combustível do Futuro em comissão do Senado
Últimas Notícias

Silveira comemora aprovação do PL Combustível do Futuro em comissão do Senado

Compartilhar

Já aprovado pela Câmara dos Deputados, o texto segue agora para o plenário do Senado Federal

A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 3, o relatório do PL 528/2020, que estabelece o programa Combustível do Futuro. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em março, prevê metas significativas para a descarbonização do setor de combustíveis, incluindo um novo mandato para o diesel verde e a promoção do biometano.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância do avanço do projeto. “O Combustível do Futuro é o maior programa de descarbonização da matriz de transportes e de mobilidade do planeta. Vamos destravar investimentos em diversas áreas e teremos avanços consideráveis no etanol, no biodiesel, no combustível sustentável de aviação, no diesel verde e na captura de carbono. Isso coloca o Brasil na liderança para uma transição energética justa, inclusiva e equilibrada”, pontuou Silveira.

A Câmara dos Deputados já havia aprovado, em março deste ano, a proposta que cria uma série de iniciativas de fomento à descarbonização, mobilidade sustentável e transição energética no Brasil. Dentre elas estão a implementação do Programa Nacional do Diesel Verde (PNDV), do Programa Nacional do Bioquerosene de Aviação (ProBioQAV) e outros incentivos para estimular o desenvolvimento de combustíveis sintéticos, etanol e biodiesel.

Além disso, a medida estabelece novos percentuais mínimos e máximos para a mistura do etanol à gasolina C e do biodiesel ao diesel, vendidos aos consumidores em postos do país. Caberá ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) avaliar a viabilidade das metas de aumento da mistura, podendo reduzir ou aumentar o percentual entre os limites de 13% e 25%, no caso do Biodiesel, e 22% e 35%, para a mistura de etanol à gasolina. Agora o projeto será votado pelo plenário do Senado Federal.

Com informações do Ministério de Minas e Energia
Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Curativo à base de cana-de-açúcar ajuda na recuperação após cirurgia de varizes

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram um curativo feito a...

DestaqueÚltimas Notícias

Petrobras aprova projeto que vai capturar e armazenar 100 mil t de carbono por ano

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira, 17, a aprovação da construção do Projeto...

Brasil
DestaqueÚltimas Notícias

Agência americana propõe realocar mandatos de biocombustíveis para grandes refinarias

A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês) propôs...

DestaqueÚltimas Notícias

Há boa vontade de Motta com pacote contra fraudes em combustíveis, diz Arnaldo Jardim

O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Câmara dos Deputados,...