Home Últimas Notícias Southwest adquire empresa que produz etanol para converter em SAF
Últimas Notícias

Southwest adquire empresa que produz etanol para converter em SAF

Compartilhar

Saffire Renewables usará palha de milho para a produção de etanol que será convertido em combustível sustentável de aviação em refinaria da LanzaJet

A Southwest Airlines anunciou que adquiriu a Saffire Renewables, empresa que está desenvolvendo tecnologia para produzir etanol renovável para ser convertido em combustível sustentável de aviação (SAF). A aquisição foi para o portfólio da Southwest Airlines Renewables Ventures (SARV), braço da companhia aérea que se dedica a aumentar o uso de SAF nos voos da empresa.

A Saffire faz parte de um projeto apoiado pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE) para usar a tecnologia desenvolvida no Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do DOE para converter palha de milho, uma matéria-prima de resíduos agrícolas amplamente disponível nos EUA, em etanol renovável.

A Southwest investiu pela primeira vez na Saffire durante a primeira fase do projeto piloto, em 2022. Com essa aquisição, espera-se que a Saffire prossiga com a fase dois do projeto, desenvolvendo uma planta piloto na unidade de etanol Arkalon Energy da Conestoga em Liberal, Kansas. Inicialmente, essa planta deve utilizar a licença de tecnologia exclusiva do NREL para processar 10 toneladas de palha de milho por dia para a produção de etanol renovável.

Em seguida, o plano é que o etanol seja convertido em SAF pela LanzaJet, que abriu a primeira refinaria do mundo que produz SAF a partir de etanol. A Southwest também é um dos investidores da LanzaJet.

“Essa aquisição marca a transição da Southwest de investidora para proprietária exclusiva da Saffire, expressando nossa confiança na tecnologia da Saffire e em seu potencial para avançar nossas metas de sustentabilidade, bem como as metas do setor em geral”, disse o presidente e CEO da Southwest Airlines, Bob Jordan.

“O etanol renovável é uma matéria-prima importante para a produção de SAF de alto volume e preço acessível, o que é uma parte essencial da jornada rumo às emissões líquidas zero de carbono”, disse o presidente da SARV e CEO da Saffire, Tom Nealon. “Estamos entusiasmados com a rota do etanol para o SAF e com a capacidade potencial da Saffire de produzir etanol renovável em uma escala economicamente viável”, completou.

Voo Limpo 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Cana-de-açúcar pode proporcionar um futuro mais verde e limpo e gerar novas oportunidades de rentabilidade para o produtor
Últimas Notícias

Em circular, Unica publica preço do ATR e diz que aguarda retomada do Consecana-SP

Enquanto aguarda a realização da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do Consecana-SP...

Últimas Notícias

Rubi S.A. promove Semana do Meio Ambiente e reforça compromisso com a sustentabilidade

Ação mobiliza colaboradores, comunidade e autoridades para promover a conscientização ambiental e...

Últimas Notícias

Morreu Leo Meirelles do Amaral, diretor jurídico da Unica

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) comunicou nesta terça-feira,...

Últimas Notícias

Produzimos mais em menos área se preservarmos o meio ambiente, afirma Lula

Na cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/26, nesta terça-feira, 1º, o...