Home Últimas Notícias STF confirma constitucionalidade do RenovaBio e reforça segurança jurídica do programa
Últimas Notícias

STF confirma constitucionalidade do RenovaBio e reforça segurança jurídica do programa

Compartilhar

Para o MME, julgamento de ADIs rejeita questionamentos e consolida o RenovaBio como pilar da transição energética no país

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade nessa sexta-feira, 14, as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 7596 e 7617) que questionavam a Lei nº 13.576/2017, responsável por instituir a política nacional de biocombustíveis e o programa RenovaBio.

O voto do relator, ministro Nunes Marques, reconheceu a inexistência de vícios de inconstitucionalidade e foi acompanhado pelos demais ministros.

“Com a decisão unânime, o STF reforça a previsibilidade regulatória e assegura o ambiente de confiança necessário para a manutenção e atração de investimentos no setor de combustíveis sustentáveis”, afirma o Ministério de Minas e Energia (MME), em nota.

Para a pasta, a confirmação da constitucionalidade consolida o RenovaBio, criado pelo MME, como política de Estado e referência internacional em descarbonização. “O programa segue demonstrando capacidade de aliar desenvolvimento econômico, inovação e sustentabilidade, ao incentivar uma matriz de transportes mais limpa e alinhada às metas do Acordo de Paris”, complementa.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Chile anuncia reajuste de até 54% dos combustíveis e provoca corrida aos postos

Aumento foi anunciado pelo governo do presidente José Antonio Kast, recém-empossado, diante...

Últimas Notícias

Estados Unidos aumentam percentual de etanol de milho na gasolina

Medida, que entra em vigor em maio, terá duração de 20 dias...

Últimas Notícias

Mais de 400 trabalhadores resgatados em obra de usina em MT devem ser indenizados

Caso foi classificado como sendo de trabalho análogo à escravidão Mais de...

Últimas Notícias

Mato Grosso do Sul prevê safra recorde com 5 bilhões de litros de etanol

A expectativa também é de atingir 2,1 milhões de toneladas de açúcar...