Home Agrícola Sumitomo Chemical lança solução com fórmula exclusiva contra cigarrinha-da-cana
AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Sumitomo Chemical lança solução com fórmula exclusiva contra cigarrinha-da-cana

Compartilhar

Produto nacional, Kaiso Max combate a praga com duplo mecanismo de ação: choque e longo residual

A Sumitomo Chemical, uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para o campo do mundo, acaba de lançar o seu mais novo inseticida, o Kaiso Max. O produto tem uma mistura inovadora e é voltado à cigarrinha-da-cana, atualmente a principal praga da cultura. Ela pode provocar queda expressiva de produtividade em todos os canaviais.

O lançamento foi realizado em um evento online, em São Paulo (SP), com a presença especial da consultora e pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), Leila Dinardo, e representantes da companhia.

A produção de cana-de-açúcar no Brasil, na safra 2023/2024, deve ultrapassar 670 milhões de toneladas, conforme estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Caso se confirme, será uma elevação de quase 11% comparada à safra anterior. Nesse sentido, o impacto da cigarrinha-da-cana deve ser mitigado com uma solução eficiente, com alto poder de choque e longo residual.

O Kaiso Max tem duplo mecanismo de ação, sendo uma excelente ferramenta para o manejo de resistência e na proteção do potencial produtivo do canavial. “O produtor tem uma solução inovadora, com uma molécula que está ‘descansada’ na cultura da cana. Ele vai conseguir fazer uma rotação de ativos, o que aumenta a eficácia no controle da praga, com um choque excelente”, afirma a gerente de Inseticidas da Sumitomo Chemical, Suellen Drumond.

Impactos

As formas mais jovens da cigarrinha são as responsáveis pelos maiores danos, por retirarem uma grande quantidade de água e nutrientes das raízes. Já os adultos sugam as seivas das folhas e injetam salivas que são tóxicas para a planta e causam necrose nos tecidos foliares e radiculares.

Esse cenário gera para a cana menores rendimentos industriais, contaminação dos processos industriais, menor rendimento na fermentação, redução de açúcar em 1,5%, dificuldade na obtenção de açúcar branco, o canavial fica completamente seco – com aspecto queimado – e reduções na produtividade registradas de 34 a 78 toneladas por hectare.

Benefícios

Solução fabricada na planta da Sumitomo Chemical no Ceará, o Kaiso Max tem em sua composição química o imidacloprido e o lambda-cialotrina. “Ele tem o choque que o mercado já conhece, mas com um residual inovador. É uma mistura exclusiva e a primeira mistura com o imida”, destaca a gerente de Inseticidas.

Outros benefícios do lançamento é o incremento na produtividade (toneladas de cana por hectare), a ótima relação custo-benefício, o efeito de supressão da cigarrinha na primeira soca quando aplicado no sulco de plantio, compatibilidade com fungos entomopatogênicos (utilizados em controles biológicos) e proteção para todo o ciclo da cultura.

A nova solução é utilizada na modalidade 70/30, quando se aplica no tolete da cana e no solo. O Kaiso Max estará disponível já na próxima safra, a partir de março de 2024.

 

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Usinas de açúcar da Índia devem ficar aquém da meta de exportação de 1,5 mi t

As usinas de açúcar da Índia não devem exportar toda a sua...

Temos VagasÚltimas Notícias

Colombo Agroindústria abre 700 vagas nas áreas agrícola e automotiva no interior paulista

Oportunidades abrangem funções operacionais e de liderança nas unidades de Ariranha, Palestina...

Últimas Notícias

Pelo sexto ano consecutivo, Uisa integra o ranking 100+ inovadoras no uso de TI

Iniciativas em automação, inteligência artificial e gestão de processos sustentam os últimos...

Últimas Notícias

Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético lançaram a Coalizão pelos Biocombustíveis

Foi lançada nesta quarta-feira (04/02), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a...