Home Agrícola Tereos investe em robôs da Solinftec para eliminar plantas daninhas no campo
AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Tereos investe em robôs da Solinftec para eliminar plantas daninhas no campo

Compartilhar

Tecnologia, adotada de forma pioneira pela empresa na cultura de cana-de-açúcar, visa aumentar o rendimento e a longevidade dos canaviais

Em mais um importante passo de sua jornada de transformação digital no campo, a Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia do país, acaba de investir em dois robôs da Solinftec para eliminar plantas daninhas em estágios iniciais.

A solução, chamada Solix Sprayer, utiliza sensores e inteligência artificial para identificar as espécies invasoras e aplicar os insumos necessários. O Solix integra o programa Cana+ da Solinftec, que conta com diversos recursos para maximizar a produção, reduzir perdas e melhorar a lucratividade dos canaviais.

Com o investimento, a Tereos visa atingir resultados importantes como redução do percentual de plantas daninhas, aumento do TCH (teor de açúcar) da cana e da vida útil do canavial. Os dois robôs serão utilizados na unidade Cruz Alta e, após o período de testes, a empresa planeja ampliar o projeto para as demais unidades.

A empresa já conta com um sistema de inteligência artificial que detecta anomalias no canavial e, com a inclusão dos robôs, passará a agir de forma mais ágil e precisa, realizando o combate de forma antecipada.

“A Solinftec é parceira de longa data da Tereos e, juntas, damos mais um importante passo na transformação digital no campo. Com a robotização do canavial, promovemos ainda mais a eficiência e produtividade de nossas plantações, além de reforçar nosso pioneirismo em adotar soluções inovadoras que transformam o dia a dia das operações agrícolas”, comenta Carlos Simões, Diretor Agrícola e de Planejamento da Tereos.

“A participação dos clientes sempre foi fundamental durante o desenvolvimento das nossas soluções na Solinftec”, afirmou Emerson Crepaldi, Chefe de Operações da Solinftec para América do Sul. “A Tereos tem encarado os desafios e sido pioneira conosco na introdução das nossas tecnologias no mercado e com o robô Solix em cana-de-açúcar, não poderia ser diferente”, defendeu o Chefe de Operações. “Estamos certos que os benefícios já gerados aos nossos clientes da área de grãos se estenderão também, aos de cana começando pela Tereos”, assegurou Crepaldi. “Além dos resultados de alto impacto econômico já mensurados pelo Solix, estamos focados em transformar a agricultura com o potencial da inteligência artificial produzindo mais alimentos e mitigando efeitos dos desafios climáticos”, encerrou Crepaldi.

Tecnologia no campo

A história de transformação digital da Tereos iniciou-se em 2016. Atualmente, a empresa conta com tecnologias digitais, como inteligência artificial, big data, advanced analytics e internet das coisas (IoT) para tomar decisões mais assertivas no campo.

Por meio da captação e análise de dados, obtidos por diferentes fontes, como drones, satélites e sensores, é possível analisar o desenvolvimento da cana, detectar anomalias no canavial, acompanhar perspectivas climáticas, aumentar o monitoramento de equipamentos agrícolas, entre outros.

A empresa conta com mais de 70TB de imagens coletadas por VANTs e mais de 100TB de imagens de satélites, que permitem análises cada vez mais precisas das áreas agrícolas.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...