Home Últimas Notícias Tereos paralisa temporariamente unidade de Severínia
Últimas NotíciasUsinas

Tereos paralisa temporariamente unidade de Severínia

tereos bate recorde
Compartilhar

A Tereos anunciou ontem, 24, que irá paralisar a unidade localizada em Severínia, SP. De acordo com Pierre Santoul, diretor presidente da Tereos Brasil, em carta enviada aos colaboradores, o cenário vivido pela companhia precisou ter a rota ajustada para manter a competitividade.

“A seca histórica que afetou a safra 21/22 de cana-de-açúcar trouxe desafios para todo o setor sucroenergético, impactando o volume de matéria-prima disponível para processamento. Com base nesse cenário, a fim de otimizar sua produção e sua logística, a Tereos Açúcar & Energia Brasil anuncia a paralisação temporária por um ano das operações da unidade Severínia, no noroeste do estado de São Paulo”, disse a companhia em nota.

Ainda de acordo com a Tereos, a decisão, estratégica para os negócios da companhia, visa otimizar o aproveitamento de cana nas demais unidades e não terá impacto sobre o volume de moagem previsto para a atual safra.

A partir de agora, a unidade de Severínia ficará em período de hibernação durante a safra 2022/23 e apenas os serviços de manutenção da planta serão mantidos. “Como todos vocês sabem e vivenciaram, enfrentamos na safra passada uma situação climática bastante desafiadora, como há muito não víamos, que teve reflexos em nosso volume de processamento de cana-de-açúcar e trouxe impactos importantes também para este ano”, afirmou em carta Santoul.

A maior parte dos funcionários de Severínia já foi realocada em outras unidades industriais da Tereos e os demais, cuja recolocação não foi possível, estão recebendo todo o apoio e suporte necessários neste momento de transição.
Durante o período de suspensão de atividades operacionais da unidade, a Tereos informou que continuará atuando de forma responsável junto à comunidade do munícipio de Severínia, mantendo seu suporte ao desenvolvimento social e econômico da região.

“Para aqueles que não conseguimos manter na empresa estamos oferecendo o suporte necessário e todo o apoio para que este momento de transição seja o mais respeitoso possível. Gostaria de lembrar que cada Unidade da Tereos tem a sua importância para a história que construímos no Brasil e aproveito para reconhecer a participação do time de Severínia em diversas conquistas que alcançamos nas safras anteriores”, disse.

Segundo nota da companhia, as perspectivas da  Tereos para o ano se mantêm inalteradas e a companhia segue com seu compromisso de construir um futuro sustentável pautado pela transparência no relacionamento com seus colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e consumidores.

“Continuaremos priorizando o crescimento sustentável, entregando o que sabemos fazer bem aos nossos clientes, produtores, parceiros e investidores, com a certeza de que temos o melhor time em campo. Agradeço imensamente a todos vocês. E seguimos juntos e fortalecidos para vencer o que for preciso”, disse Santoul.

Safra 2022/23 vai ser melhor

Apesar disso, a Tereos iniciou a safra 2022/23 com expectativa mais otimista que a temporada anterior, dadas as condições climáticas menos desafiadoras. A expectativa é de processar 17 milhões de toneladas. De acordo com a companhia, o mix de produção deve continuar mais açucareiro, sendo que 65% devem ser destinados para a produção de açúcar e 35%, para etanol.

A companhia também começou a temporada com o que classifica como um “bom nível” de fixação de preços para o período, acima do que foi registrado na safra 2021/22, e que pode se manter para 2023/24.

“Temos uma perspectiva mais otimista, dadas as condições climáticas menos desafiadoras e preços de commodities em alta no momento. Com flexibilidade para trabalharmos nosso mix de produção, podemos nos adaptar a diferentes cenários”, afirmou o diretor-presidente da Tereos no Brasil, Pierre Santoul.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...