Destaque
Terminais da Copersucar economizam mais de 900 mil litros de água
Unidades de logística da Copersucar localizadas em Ribeirão Preto e Santos trazem soluções eficientes de reutilização da água
Considerando a importância do seu papel nas comunidades onde tem operação, a Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, com terminais localizados em Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto, vem desenvolvendo ações focadas na reutilização da água através da adoção de boas práticas e soluções de fácil implantação, que podem ser utilizadas por outras empresas, pelo comércio, condomínios e até em residências.
Baseada na inspiração do auxiliar de operações, Willia Júlio Carvalho dos Santos, a empresa instalou um dispositivo que captura a água que pinga dos aparelhos de ar-condicionado, diretamente nas máquinas condensadoras, reservando-a em tubos de 11 litros. Posteriormente, ela é reutilizada para limpeza das áreas externas e da área de carregamento de vagão, para lavar as botas, entre outras utilidades.
O projeto é simples de montar. Basta um cano de PVC (ou outro material similar que consiga armazenar a água) e um cano de plástico que conecte o local onde cai a água a este reservatório, além de braçadeiras, fixadores, duas tampas e uma torneira de filtro. Com aproximadamente R$ 70,00 é possível montar esta solução.
A redução do consumo de água e seu reaproveitamento é uma das ações que a Copersucar está atenta e reavalia anualmente. Além do reaproveitamento da água do ar-condicionado, a empresa incentiva outras ações e atitudes de seus funcionários. Entre 2018 e 2020, o consumo de água no terminal caiu 348 mil litros, sendo que e a expectativa para 2021 é aumentar a economia para mais de 612 mil litros.
Esta água é enviada, diariamente, para veículos varredeira, que fazem a limpeza das avenidas e pátios do terminal Coopersucar, economizando cerca de 800 mil litros de água. Isso corresponde a encher mais de 50 caminhões pipas com capacidade pra transportar 15 mil litros de água.