Conecte-se conosco
 

Agrícola

Testada em usinas da Raízen, solução otimiza a manutenção preventiva de tratores

Publicado

em

Com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais das operações no campo, a CNH Industrial, em conjunto com a Raízen, por meio do Pulse, seu hub de inovação, desenvolveram uma solução, fruto da parceria firmada há três anos, que contribui para a redução o custo de manutenção, além do tempo da máquina parada no campo.

O projeto-piloto foi realizado nas usinas da Raízen em Barra Bonita e Piracicaba, no interior do Estado de São Paulo. Ao todo, foram testados 46 tratores Puma, da Case IH. Cerca de 25 pessoas das empresas estiveram envolvidas no projeto, incluindo equipes da CIA (Centro de Inteligência Agrícola) e os times de Manutenção e Tecnologia Operacional da Raízen, bem como os times da Case IH. A iniciativa foi acompanhada de forma 100% remota pela IoTag, startup parceira do Pulse, que tem sua sede em Curitiba (PR).

Como atribuição de cada uma das empresas, a CNH Industrial, por meio da Case IH, colaborou trazendo sua experiência e liderança em agricultura digital, monitoramento remoto e telemetria, além dos tratores Puma. A Raízen foi responsável por avaliar a experiência do usuário e fornecer feedbacks, analisar os efeitos de falha, definir indicadores da manutenção e a avaliação operacional, além de fornecer seus campos para testes; e a IoTag customizou a solução com base na necessidade e realidades das operações da companhia, por meio de abordagem analítica.

Através de uma interface com o operador, a solução utiliza Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) para antecipar e identificar, por exemplo, a necessidade de reparo das máquinas. Como resultado, foi possível verificar benefícios como maior disponibilidade dos equipamentos em curto espaço de tempo e redução no custo de manutenção, garantindo mais assertividade nas operações, melhorando a experiência do cliente.

Com uma gestão mais eficiente, foi possível captar informações em tempo real e identificar quando uma máquina em operação tinha consumo indevido de combustível, entre outras ações que puderam ser otimizadas com a tecnologia. A equipe atuou no monitoramento remoto, solucionando o problema imediatamente. Para isso, um aparelho celular na cabine das máquinas serviu de interface para carregar os dados em uma plataforma, auxiliando na avaliação de desempenho dos equipamentos. As informações processadas auxiliam nos processos e melhoram a tomada de decisão no campo.

“A solução traz benefícios como maior agilidade e diminuição de ociosidade dos tratores, redução das manutenções e aumento de produtividade. Isto é, se antes a máquina ficava parada 2h12min, esse tempo foi reduzido para 12 minutos com o uso do sistema. Adicional a isto, se comparado a manutenção corretiva, a tecnologia contribui para uma redução de 88% no custo de reparo”, explica Divaldo Pessoa, Gerente de Manutenção Automotiva da Raízen.

De acordo com Henrique Oliveira, responsável pela área de Desenvolvimento Serviços Conectados da CNH Industrial, com a colaboração a empresa busca garantir uma jornada de aprendizado que gere valor para todos os envolvidos na cadeia, sempre tendo foco no cliente final.  “Estar no Pulse e oxigenar os nossos times é uma oportunidade. As equipes envolvidas neste projeto puderam trabalhar num ambiente colaborativo e focado nas necessidades de quem está no campo. Por isso, desde o piloto, embasamos as nossas ações e decisões para melhorar os resultados dos clientes”, afirma Oliveira.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading