Home Últimas Notícias Texto do marco dos combustíveis renováveis deve ser divulgado na próxima semana
Últimas Notícias

Texto do marco dos combustíveis renováveis deve ser divulgado na próxima semana

combustiveis
Fuel pump, gas & petrol station. Free public domain CC0 photo (Crédito Rawpixel)
Compartilhar

O texto final do marco dos combustíveis renováveis deve ser apresentado na semana que vem, com relatoria do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), como informou nota da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Instituído pelo PL 4196/2023, o documento tem o objetivo de definir políticas de descarbonização da matriz energética dos equipamentos e motores do Ciclo Diesel. Segundo a nota, o tema é de “convergência entre a bancada do agro e o próprio governo, que se prepara para ser a sede da COP-30 e reforçar o seu compromisso com o meio ambiente”.

Deputados federais e entidades do setor de biocombustíveis alinharam posições, na quarta-feira, 29, em audiência com o presidente da república em exercício, Geraldo Alckmin, antes de avançar na tramitação do PL 4196/2023. O ministro de relações institucionais, Alexandre Padilha, também participou do encontro.

De acordo com o proponente da matéria, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), o projeto representa a garantia de previsibilidade e segurança jurídica para que o País impulsione novos investimentos e renove a sua matriz energética.

“Temos condições de chegar, por exemplo, aos 20% da mistura do biodiesel ao óleo diesel (atualmente em 12%), considerando a capacidade de produção das nossas plantas industriais. Todas as sinalizações do Executivo têm sido favoráveis. Estabelecer essa lei atesta o compromisso social, econômico e ambiental do governo”, avaliou o parlamentar, na nota.

Agência Estado

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Nomeações de Artur Watt Neto e Pietro Mendes para a ANP são publicadas no DOU

Nesta sexta-feira, 29, o Diário Oficial da União (DOU) incluiu a publicação...

DestaqueÚltimas Notícias

ISO prevê déficit global de 231 mil toneladas de açúcar em 2025/26

A Organização Internacional do Açúcar (ISO) espera que o déficit no mercado...

DestaqueÚltimas Notícias

GVO diz que não é investigada em esquema do PCC e que colabora com autoridades

O Grupo Virgolino de Oliveira (GVO), de açúcar e etanol, afirmou que...