Home Últimas Notícias Toyota lança carro flex fuel eletrificado para mercado indiano
Últimas Notícias

Toyota lança carro flex fuel eletrificado para mercado indiano

Compartilhar

Atualmente, o combustível E10, que funciona 90% com gasolina e 10% com etanol, está disponível no país. O governo planeja aumentar a mistura de etanol para 20% (E20) até 2025

A Toyota Kirloskar Motor (TKM) revelou um protótipo de veículo eletrificado Flex Fuel BS-6 Stage-II para o mercado indiano. O protótipo é baseado no Innova Hycross e pode funcionar totalmente com etanol.  Atualmente, o combustível utilizado no país é o E10, que funciona 90% com gasolina e 10% com etanol. No entanto, o governo planeja aumentar a mistura de etanol para 20 % (E20) até 2025.

O etanol flex-combustível tem emissões mais baixas do que o combustível fóssil. Ele libera gases e partículas muito menos tóxicos durante a combustão. Um veículo elétrico híbrido flex-fuel, como o apresentado pela Toyota, pode funcionar com diferentes tipos de gasolina misturada com etanol, chegando até 100% de etanol.

O etanol é mais barato que a gasolina e o diesel, e uma mistura mais elevada de etanol no combustível ajudará os proprietários de automóveis indianos a reduzir custos com consumo de combustíveis.

Os veículos flex-fuel são mais fáceis de adotar do que os veículos elétricos a bateria porque funcionam com motores de combustão interna (ICE). Os motores ICE existentes podem ser modificados pelos fabricantes para fazê-los funcionar com uma mistura mais elevada de etanol. Uma série de veículos, incluindo veículos de duas rodas, já são compatíveis com o combustível E20.

A Associação Indiana de Usinas de Açúcar apelou para uma redução doe impostos sobre combustíveis flexíveis. Atualmente, eles atraem uma alíquota é de 28%, enquanto os veículos elétricos têm uma alíquota de 5%.

O Ministro da União para Estradas, Transportes e Rodovias (MoRTH) da Índia, Nitin Gadkari, disse que acredita que o país será em breve o primeiro centro mundial de fabricação de veículos elétricos, etanol, metanol, biodiesel, bio-GNL, bio-GNC e outros veículos movidos a combustíveis alternativos.

“O etanol é uma das melhores opções para alcançar a autossuficiência energética e reduzir as emissões de carbono”, disse Vikram Gulati, chefe do país e vice-presidente executivo da Toyota Kirloskar Motor (TKM).

Vijay Nirani, MD da TruAlt Bioenergy, o maior produtor de etanol da Índia, disse que no centro da jornada de energia sustentável da Índia está a notável contribuição da indústria de açúcar e biocombustíveis, que desempenha um papel fundamental no programa de mistura de etanol.

Telegraph India/Tradução RPAnews
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Norges Bank reduz participação como acionista da Raízen

Banco central da Noruega havia comunicado aquisição de fatia relevante em fevereiro...

Últimas Notícias

Preço dos CBios caem para R$ 67 em abril e preocupa setor de biocombustíveis

CBios têm menor valor desde o início do ciclo 2025; volume negociado...

Últimas Notícias

Cocal investe R$ 25 milhões em segunda usina solar no oeste paulista

A Cocal iniciou em abril a operação de sua segunda usina solar...

Últimas Notícias

Etanol sobe 5,4% no ano e já acumula alta de 14,3% em 12 meses

Preços do etanol e da gasolina recuam em abril, mas seguem mais...