Home Destaque TRF proíbe venda direta de etanol de usinas a postos de combustíveis
Destaque

TRF proíbe venda direta de etanol de usinas a postos de combustíveis

Share
Share

TRF-5 proíbe venda direta de etanol de usinas a postos de combustíveis em Pernambuco, Alagoas e Sergipe

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), sediado no Recife, declarou ilegal e proibiu a venda direta de etanol das usinas aos postos de gasolina, sem intermédio das distribuidoras, em Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A permissão havia sido decretada pela Justiça Federal, em 2018, durante a greve dos caminhoneiros, que durou 11 dias e causou escassez de combustíveis em todo o Brasil.

A decisão do TRF-5 foi tomada pelo Pleno na quarta-feira (11) e divulgada nesta quinta-feira (12). A apelação foi interposta pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pela União. O julgamento teve oito votos favoráveis e cinco contrários à proibição da venda direta ao comércio varejista.

O Pleno do tribunal julgou que a ANP “tem competência legal para normatizar e regular o comércio de petróleo, gás natural e biocombustíveis no país”.

Também entendeu que não há inconstitucionalidade ou ilegalidade nos artigos questionados pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco, que originaram a decisão anterior.

O relator do processo foi o desembargador federal Manoel Erhardt, que julgou improcedentes apelações anteriores feitas pela ANP e União.

De acordo com o TRF-5, a decisão ainda pode ser derrubada por meio de recursos ao próprio Tribunal Regional Federal da 5ª região e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).

Entenda o caso

A decisão liminar foi tomada pela 10ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, que autorizou as usinas a vender etanol hidratado diretamente aos postos de combustíveis no estado e em Alagoas e Sergipe.

Além da permissão da comercialização de álcool sem intermediários, a decisão impedia a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de aplicar sanções às empresas que adotassem a prática.

Share
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Mercado de defensivos para cana cai 18% em 2024, mas área tratada avança

Dados são da consultoria Kynetec, que acaba de divulgar seu estudo FarmTrak...

VPA Bioenergia
DestaqueÚltimas Notícias

VPA Bioenergia terá recursos do BNDES para produção de açúcar em Minas Gerais

A VPA Bioenergia, usina localizada em Paracatu (MG), receberá R$40 milhões em...

DestaqueÚltimas NotíciasUncategorized

Custos de produção de cana-de-açúcar podem ter alta de até 8% na safra 2025/26

Os custos dos insumos, como fertilizantes, devem puxar essa alta, devido ao...

etanol PL
Últimas NotíciasDestaque

E30: etanol pode reduzir em 1,7 milhão de t as emissões de CO2 anuais

O aumento da mistura do etanol na gasolina anunciada ontem, 17, pelo...