Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

UISA identifica 24 espécies de mamíferos em seu Report de Biodiversidade

Publicado

em

A UISA, em seu Report de Biodiversidade, identificou a presença de 24 espécies de mamíferos. Em uma abordagem mais específica, o número representa 63% de toda a mastofauna da sua área de influência, direta e indireta.

Dentre as categorias de espécies identificadas, diversos mamíferos já se encontram ameaçados de extinção, como: Tayassu pecari – Queixada, Chrysocyon brachyurus – Lobo-guará, Puma concolor – Onça-parda, Puma yagouaroundi – Gato-mourisco, Tapirus terrestres – Anta, Myrmecophaga tridactyla – Tamanduá-bandeira e Panthera onca – Onça-pintada.

Para evitar a perturbação e afugentamento da fauna e atropelamento de animais, a uisa possui o Programa de Monitoramento de Fauna. O objetivo é preservar a fauna, implementar inventário com registro de avistamento pelos trabalhadores e reduzir o impacto das estradas no nicho dos animais silvestres.

O programa abrange todos os habitats em áreas de influência da UISA e contempla as seguintes ações: Preservação da fauna, Inventário de avistamento de fauna e Controle de impacto das estradas no nicho dos animais silvestres.

No final de 2019, foi iniciado o Programa de Avistamento, com intuito de elaborar um inventário de fauna local com arquivos fotográficos realizados pelos próprios funcionários. Também foram instaladas diversas câmeras do tipo Trap, que são ativadas à distância por sensores de movimento. As câmeras Trap são utilizadas para fotografar animais na natureza com a menor interferência humana possível.

A UISA segue avançando com as ações no tema de Biodiversidade em consonância com a Política do Sistema de Gestão Integrado. Dessa forma, reforçamos a parceria com o IBAMA, onde o órgão continuará utilizando as áreas verdes e corredores ecológicos da uisa como santuário para soltura de animais silvestres dos Biomas Amazônia e Cerrado.

A companhia ainda firmou parceria com a FMC onde, inicialmente, foram instaladas 10 placas educativas sobre a fauna local confeccionadas com materiais recicláveis e eucaliptos cultivados nas próprias fazendas, com o objetivo de reduzir o impacto das estradas no nicho dos animais silvestres.

De acordo com a companhia, as ações refletem o compromisso com a biodiversidade e consequentemente a transformação verde em cumprimento aos nossos pilares de ESG.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading