Home Últimas Notícias UNICA anuncia candidatura de Eduardo Leão à ISO e reforça protagonismo internacional do setor sucroenergético brasileiro
Últimas Notícias

UNICA anuncia candidatura de Eduardo Leão à ISO e reforça protagonismo internacional do setor sucroenergético brasileiro

Compartilhar

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) anuncia a candidatura de Eduardo Leão à direção executiva da International Sugar Organization (ISO), em processo seletivo conduzido pela entidade internacional. A iniciativa consolida o protagonismo global do setor sucroenergético brasileiro e reconhece a contribuição do país às agendas de energia, inovação e sustentabilidade.

Caso seja eleito, Eduardo será o primeiro brasileiro a ocupar o cargo, o que representa um marco histórico para o setor e para a presença do Brasil nas principais instâncias globais de governança energética.

Atualmente, Eduardo é presidente da CropLife Brasil (CLB), função que exercerá até dezembro de 2025, conduzindo uma transição estruturada e garantindo a continuidade dos projetos estratégicos da entidade. Durante sua gestão, fortaleceu a representatividade do setor de tecnologias agrícolas e ampliou o debate sobre inovação, produtividade e competitividade, com impactos diretos para a segurança alimentar e a sustentabilidade global.

“A candidatura de Eduardo Leão à direção da ISO é motivo de grande orgulho para todo o setor. Trata-se de um profissional reconhecido pela competência técnica e pela visão estratégica, cuja trajetória traduz o que o Brasil tem de melhor em governança, sustentabilidade e inovação. Caso seja eleito, será o primeiro brasileiro a ocupar esse posto — o que reforça a força e a credibilidade do nosso setor no cenário internacional”, destaca Evandro Gussi, presidente da UNICA.

A partir de janeiro, Eduardo integrará o time executivo da UNICA, como Diretor de Novos Mercados. Juntando se a Ana Claudia Pais (Comunicação e Relações Institucionais), Marissol Merussi Sapatel (Jurídico) e Luciano Rodrigues (Inteligência Setorial) — compondo uma equipe de diretores com experiências complementares voltadas a fortalecer a atuação institucional da entidade e o posicionamento do Brasil como referência global em bioenergia.

Com essa movimentação, a UNICA reafirma seu compromisso com o fortalecimento institucional e o protagonismo global do setor sucroenergético, que desempenha papel central na transição energética e na construção de um futuro de baixo carbono.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para defensivos agrícolas

Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS O Supremo Tribunal Federal...

Últimas Notícias

Carf veta uso de despesas administrativas como crédito tributário pela Raízen

O Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu impedir que a Raízen,...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem e etanol na safra 2025/26, mas eleva EBITDA ajustado

Até setembro, a Coruripe registrou queda de 27,8% no etanol, mas manteve...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes crescem 11,7% em julho e acumulam alta de 10,7% em 2025

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,15 milhões de toneladas...