Home Últimas Notícias Unica e Orplana entram em acordo com a contratação da FGV para revisão do Consecana
Últimas Notícias

Unica e Orplana entram em acordo com a contratação da FGV para revisão do Consecana

Compartilhar

A Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) e a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) anunciaram uma importante parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para revisar os parâmetros técnicos e econômicos do Consecana-SP. O objetivo principal é aprimorar a transparência e eficiência na determinação dos preços da cana-de-açúcar, beneficiando produtores e indústrias do setor sucroenergético.

De acordo com a Orplana, a revisão final do Consecana-SP deverá ser concluída dentro de um prazo de 4 meses. “Este trabalho é resultado de um esforço colaborativo entre todas associações que compõem o sistema Orplana, buscando sempre os melhores interessse dos nossos produtores”, esclareceu José Guilherme A. Nogueira, CEO da empresa.

De acordo com e nota, a revisão incluirá a revisão do parâmetro custoxcusto, presente nas metodologias de cálculo de preços; inclusão de novos critérios que reflitam as realidades atuais do mercado, como bioeletricidade; avaliação do mercado de cana-de-açúcar no estado de SP, bem como a análise de fluxo de caixa descontado; e, aplicação de ajustes que forem elegíveis ainda na safra 2024/25.

“Acreditamos que, mediante esses estudos, os dados após serem observados e analisados, servirão de base para melhoria e revisão do modelo, proporcionando uma maior segurança, inclusão e previsibilidade para os associados”, disse José Guilherme.

Segundo a nota do Consecana (Conselho dos Produtores de cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo), foram defenidas quatro premissas pelas partes para este processo. E são as seguintes:

  1. O escopo dos trabalhos deve ser restrito aos produtores de cana-de-açúcar e usinas do Estado de São Paulo;
  2. A análise e proposição de soluções para eventuais problemas de remuneração devem respeitar os contratos vigentes na definição dos produtores elegíveis;
  3. A aplicação de eventuais ajustes será realizada já na safra 2024/25, coforme definição do grupo revisor;
  4. Eventuais ajustes serão aplicados exclusivamente aos produtores independentes de cana-de-açúcar que exercem a atividade no âmbito do CONSECANA-SP.

De acordo com o Consecana, o cronograma estabelecido prevê a realização do trabalho em quatro meses, após os quais os resultados serão submetidos à avaliação da Diretoria do CONSECANA-SP.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Importação de etanol deve ficar vantajosa a partir de dezembro

“Janela” para compras externas deve ficar aberta até março, afirma Datagro A...

Últimas Notícias

Trump pressiona Coca-Cola para usar açúcar de cana, mas empresa tem dificuldades

Entrave mostra dificuldades de empresas para se adaptarem às vontades do republicano;...

Últimas Notícias

Polícia aponta ligação do PCC com rede de postos na Bahia; empresário é preso

Operação Primus prende Jailson Jau, um dos maiores revendedores da Shell na...

Últimas Notícias

Instituto pede ajustes no projeto de lei da gasolina com etanol E15 nos EUA

O Instituto Americano do Petróleo (API, na sigla em inglês) afirmou nesta...