Home Últimas Notícias Unica lança campanha de incentivo ao uso de etanol com ações publicitárias e tira-dúvidas
Últimas Notícias

Unica lança campanha de incentivo ao uso de etanol com ações publicitárias e tira-dúvidas

Refueling Car With Gasoline Pump Nozzle, Selective Focus on pump nozzle
Compartilhar

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) lançou nesta quarta-feira, 17, uma campanha de incentivo ao uso de etanol por motoristas em seus veículos. A iniciativa, apresentada em evento em São Paulo (SP), envolve campanha publicitária com o foco no esclarecimento de dúvidas dos consumidores.

A campanha será veiculada a partir de amanhã, 18, em rádio, com quatro spots, e TV, com dez vídeos, tendo a participação do humorista Rafael Portugal. Além disso, haverá a participação de cerca de 20 influenciadores nas redes sociais, com o uso do bordão “Vai de Etanol”. Também foi criado o site vaideetanol.com.br para tirar dúvidas dos consumidores.

“Além de reunir todos os vídeos e spots de rádio, decidimos incluir uma série de mitos e verdades sobre o etanol, uma calculadora que mostra quanto de CO2 as pessoas deixam de emitir ao abastecer com etanol e até um quiz para medir o grau de conhecimento dos motoristas”, afirmou a diretora-executiva da Unica, Patrícia Audi. “Queremos que mude o mindset do consumidor”, acrescentou.

Na apresentação, a Unica adotou o discurso da importância da adoção de iniciativas sustentáveis em virtude da “urgência climática”, como fator principal a motivar o uso do etanol. “Há uma necessidade urgente de acelerar a substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, reduzindo a emissão dos gases que provocam o efeito estufa”, declarou o presidente da Unica, Evandro Gussi.

Segundo a Unica, desde o lançamento dos motores flex, em março de 2003, até o fim de 2023, o consumo de etanol no Brasil evitou a emissão de 662 milhões de toneladas de CO2 equivalente. “Isso representa 5 milhões de árvores plantadas”, disse o diretor de inteligência setorial da Unica, Luciano Rodrigues.

O lançamento da campanha se dá em um momento de alta da produção de etanol no país. No acumulado desde o início do atual ciclo agrícola até 31 de dezembro, a fabricação do biocombustível totaliza 31,44 bilhões de litros (+14,39%), sendo 18,79 bilhões de etanol hidratado (+18,72%) e 12,66 bilhões de anidro (+8,52%), segundo dados da Unica. No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 4,61 bilhões de litros – avanço de 41,65% na comparação com igual período do ano passado.

A competitividade do etanol, um fator importante na tomada de decisão do consumidor, também está em alta. Na semana encerrada no último sábado, 13, o etanol estava mais competitivo em relação à gasolina no Distrito Federal e em 11 estados: Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Agência Estado/ Leandro Silveira

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...