Home Últimas Notícias Usina Caeté anuncia criação de reserva particular em área de mangue em Roteiro (AL)
Últimas Notícias

Usina Caeté anuncia criação de reserva particular em área de mangue em Roteiro (AL)

Entre os equipamentos doados pela usina para o IPMA está um barco com motor de polpa e carreta.
Compartilhar

Segundo a companhia, quase 900 hectares serão destinados ao projeto, que prevê a preservação de espécies como o papagaio-do-mangue

A Usina Caeté realizou a entrega de equipamentos ao Instituto para a Preservação da Mata Atlântica (IPMA), que serão utilizados no trabalho de monitoramento e conservação de áreas de manguezal localizadas no município do Roteiro, no litoral de Alagoas.

A solenidade aconteceu na sexta-feira, 23, no Zooparque Pedro Nardelli, em Rio Largo (AL). O evento contou com a presença de representantes do ministério público de Alagoas e do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL).

De acordo com o gerente administrativo da usina, José Carlos Lyra, todos os equipamentos serão de grande utilidade para o trabalho nas áreas do manguezal pertencente à usina Caeté, o qual deverá ser transformado, em breve, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

O trabalho do IPMA será coordenar o projeto da futura RPPN, com as presenças de um biólogo, um veterinário, um técnico e um mateiro, todos contratados pela usina Caeté. A equipe atuará diretamente na catalogação das espécies da fauna e flora do bioma, que abriga o papagaio-do-mangue, espécie originária da América do Sul que enfrenta ameaças como o tráfico de animais e a perda de seu habitat.

Durante a entrega, o promotor de justiça Alberto Fonseca salientou a importância do início do projeto, que prevê a conclusão das obras do Zooparque Pedro Nardelli, com inauguração prevista para setembro deste ano.

“Temos ainda o compromisso da Caeté de projetar e construir o centro de educação ambiental para o papagaio-do-mangue, uma base de educação ambiental primordial para as ações que estão previstas junto à comunidade do entorno”, afirma.

Segundo o diretor administrativo da usina, Paulo Couto, a iniciativa faz parte do cumprimento da agenda ESG [sigla em inglês para princípios ambientais, sociais e de governança] da companhia. “A usina Caeté mantém um amplo campo de atuação junto a projetos socioambientais que envolvem as comunidades do entorno de suas unidades industriais e fomentam iniciativas de desenvolvimento sustentável”, relata.

Os equipamentos doados são: uma caminhonete, um barco com motor de polpa e carreta, drone, câmeras fotográficas (utilizadas para monitoramento da fauna, pois são programadas para serem ativadas automaticamente por um sensor de movimento ou infravermelho), notebooks, binóculos, rádios portáteis e impressoras multifuncionais.

Participaram também do ato da entrega o advogado da Caeté, Quirino Fernandes, o coordenador do sistema de gestão ambiental, Yuri Santos, e o consultor ambiental Gustavo Carvalho.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...