Home Últimas Notícias Usina Caeté investe em cogeração de energia
Últimas Notícias

Usina Caeté investe em cogeração de energia

Usina Caeté - Divulgação Caeté
Compartilhar

Em um cenário energético marcado pela busca por inovação e sustentabilidade, o Estado de Alagoas se posiciona como protagonista na transição para fontes renováveis, e a Usina Caeté desempenha um papel fundamental nesse contexto. Desde 1989, a Caeté exporta energia e assume o pioneirismo na área da produção de energias renováveis.

O diferencial da Usina Caeté reside na eficiente transformação de biomassa, aproveitando os resíduos do processamento de aproximadamente 30% da cana colhida para a produção de energia. Essa prática não só impulsiona a geração de energia renovável, mas também torna-se essencial para a oferta de alimentos e a geração de emprego e renda na região.

Durante a safra 2022/2023, a Usina Caeté, Matriz, localizada em São Miguel dos Campos, processou 2.170.000 toneladas de cana, resultando num total de 650.000 toneladas de bagaço. Por meio da central termoelétrica CESMC, a biomassa atendeu às demandas energéticas da indústria e da irrigação com um excedente de 80.000 MWh de energia exportada.

“Estamos extremamente satisfeitos em fazer parte desse movimento positivo em Alagoas. É fundamental estarmos em sintonia com a sustentabilidade, buscando incessantemente a eficiência energética e utilizando tecnologias de ponta para alcançar resultados operacionais superiores”, ressaltou Maurício Veras, gerente de Manutenção Elétrica da Usina Caeté.

“A busca constante pela eficiência e o compromisso com a sustentabilidade são pilares fundamentais para a Usina Caeté. Nossos esforços não seriam possíveis sem a dedicação e expertise de toda a equipe. Agradeço a todos os colaboradores por sua contribuição valiosa e comprometimento com nossos objetivos sustentáveis. Estamos orgulhosos com o reconhecimento das atividades desenvolvidas e com a nossa atuação na construção de um legado de excelência e responsabilidade socioambiental”, comentou o gerente industrial da Usina Caeté, Matriz, Cláudio Tyrrasch.

Balanço energético

Recentemente, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) divulgou os resultados do Balanço Energético de Alagoas (Beal) de 2023 revelando que 87% da matriz energética são provenientes de fontes limpas e renováveis.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...