Home Agrícola Usina Da Mata tem projeto de irrigação de cana mais moderno do mundo
Agrícola

Usina Da Mata tem projeto de irrigação de cana mais moderno do mundo

Share
Share

Empresa busca um canavial mais sadio e produtivo com o uso do sistema

Redação RPAnews  – A Usina Da Mata implementou o projeto de irrigação em cana-de-açúcar mais moderno do mundo em uma área de quase 600 hectares, localizados na região de Vaparaíso, SP.

Quem revelou a informação em primeira mão, foi o gerente de Desenvolvimento de Mercado e Inovação da NaandanJain, Leandro Lance. “É o projeto mais tecnificado do mundo para irrigação de cana. A irrigação é feita por gotejo enterrado. Todo o sistema, desde a parte de manejo de irrigação até a nutrição terá o monitoramento feito em tempo real.”

Com uso de imagens de satélite, é feito o mapeamento do crescimento do canavial. “E essa informação é associada a lamina que será aplicada por talhão”, explica

José Leandro Mesquita, gerente Agrícola da Da Mata, revelou à RPAnews que a irrigação vem sendo discutida há alguns anos por conta do clima seco da região onde a unidade está instalada e pelo agravamento da situação da seca nos últimos dois anos.

Projeto

São exatos 560 ha de irrigação por gotejamento. De acordo com Mesquita, com a alta tecnologia empregada no diagnóstico do déficit hídrico e reposição dessa falta à lavoura de cana juntamente ou não da fertilização e de outras práticas de controle, busca-se obter um canavial muito mais sadio e produtivo, com maior longevidade, melhor controle de operações e redução nos custos gerais dessa lavoura.

“Obtendo os resultados no primeiro projeto, deveremos iniciar novos projetos, mas não cobrindo a área total de cana da unidade”, conta o gerente Agrícola da usina.

Usina Da Mata

Com uma área total de quase 56 mil ha, sendo 93% de área própria, a Da Mata – que moeu 2,32 milhões de t na temporada 2018/19 – tem previsão de processar 3,1 milhões nesta safra.

A empresa, que foi fundada em maio de 2006, com a junção dos grupos econômicos AGP Negócios e Participações S/A e Brasif Fundo de Investimento e Participações, a Da Mata opera desde 2008, com atividades de plantio e moagem de cana-de-açúcar, fabricação de açúcar, etanol, levedura e geração de energia. A unidade gera aproximadamente 1.900 empregos diretos e 5.000 indiretos não só ao Município de Valparaíso, mas também para toda a região.

CONFIRA mais fotos do projeto de irrigação no INSTAGRAM da RPAnews

 

Share
Artigo Relacionado
AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

CRV Industrial aposta na meiose para otimizar o cultivo da cana e reduzir custos

Técnica amplia a produção, melhora a qualidade das mudas e favorece a...

AgrícolaÚltimas Notícias

Pesquisadores testam variedades de cana-de-açúcar para melhorar a produção no Acre

Em uma área na Universidade Federal do Acre (Ufac) foram plantadas seis...

AgrícolaÚltimas Notícias

Tereos usa drones para liberação de agentes biológicos em 100% de suas áreas

Com isso, a companhia teve o aumento de pelo menos 30% na...

AgrícolaOpiniãoPopularÚltimas Notícias

[Opinião] Irrigação se faz com chuvas

Desde que o agricultor da antiguidade começou a ocupar as regiões tropicais...