Home Agrícola Usina Lins evolui na gestão do campo com investimento em conectividade
AgrícolaÚltimas Notícias

Usina Lins evolui na gestão do campo com investimento em conectividade

Usina Lins (Divulgação)
Compartilhar

A Usina Lins, localizada no interior de São Paulo, em busca de melhorias em sua gestão e monitoramento das operações no campo tem investido constantemente em inovação e tecnologia. A companhia acaba de divulgar o seu novo projeto de conectividade: o ConectaUL.

O projeto de conectividade, desenvolvido pela empresa em parceira com a Vivo, deverá romper as barreiras da digitalização no agronegócio. São sete torres no modelo sharing, instaladas nos municípios de Lins, Cafelândia, Guaiçara, Sabino e Uru, SP, que vão levar cobertura 4G à todas as propriedades da empresa e comunidades vizinhas, atendendo um total de 400 mil hectares – dos quais 140 mil hectares estão recebendo 4G pela primeira vez –, beneficiando a comunidade local, de aproximadamente 100 mil habitantes, e mais de 2.300 colaboradores diretamente.

Em 2020, a Usina Lins decidiu centralizar toda a atividade agrícola em um Centro de Operações Agrícolas (COA) e, desde então, expandiu o gerenciamento e monitoramento dos processos. Para isso, a Usina Lins conta com um sistema de telemetria que coleta e compartilha dados de equipamentos, máquinas e veículos remotamente e os transfere para a sala de controle por meio de sinais captados por antenas de celular.

De acordo com o gerente de tecnologia da informação da Usina Lins, Francisco Silveira Junior, a nova parceria possibilita a otimização dos processos, trazendo mais eficiência, agilidade e redução de custos às operações mais importantes da empresa.

Os dados são captados em tempo real e as máquinas e equipamentos – embarcados com chip da operadora – são monitorados constantemente, propiciando tomadas de decisões imediatas e mais assertivas, mesmo com a operação em curso no campo.

Para o diretor agrícola da Usina Lins, Rodrigo Correa, apesar de a conectividade ainda ser um grande desafio para o agronegócio, no que diz respeito a inovação, a empresa tem evoluído de maneira sólida e constante, sempre acompanhando de perto as novidades nesta área:

“A conectividade permitirá a gestão on-line de centenas de equipamentos, aumentando a eficiência e o rendimento das operações agrícolas, bem como o monitoramento da qualidade e dos recursos utilizados, garantindo a melhor aplicação de tais recursos e consequentemente ganhos técnicos e econômicos para a empresa”, disse.

Com informações da Usina Lins
Compartilhar

Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Moagem no Centro-Sul alcança 600 milhões de t na safra 2025/26, apesar de leve queda anual

Volume acumulado da safra até 1º de janeiro recua 2,28% em relação...

projeto
Últimas Notícias

Brazil Sugarcane leva empresas brasileiras à Bolívia para agenda técnica e comercial

Missão inclui visitas a usinas e participação no simpósio ATACBOL, de 27...

Últimas NotíciasDestaque

Goiás atrai R$ 1,4 bilhão do BNDES e reforça liderança na produção de biocombustíveis

Goiás consolidou em 2025 sua posição como um dos principais polos de...

Últimas Notícias

Produção recorde da Índia reforça viés baixista do açúcar no mercado global

Avanço produtivo indiano em 2025/26 se soma à oferta robusta do Brasil...