Home Agrícola Usina Lins evolui na gestão do campo com investimento em conectividade
AgrícolaÚltimas Notícias

Usina Lins evolui na gestão do campo com investimento em conectividade

Usina Lins (Divulgação)
Compartilhar

A Usina Lins, localizada no interior de São Paulo, em busca de melhorias em sua gestão e monitoramento das operações no campo tem investido constantemente em inovação e tecnologia. A companhia acaba de divulgar o seu novo projeto de conectividade: o ConectaUL.

O projeto de conectividade, desenvolvido pela empresa em parceira com a Vivo, deverá romper as barreiras da digitalização no agronegócio. São sete torres no modelo sharing, instaladas nos municípios de Lins, Cafelândia, Guaiçara, Sabino e Uru, SP, que vão levar cobertura 4G à todas as propriedades da empresa e comunidades vizinhas, atendendo um total de 400 mil hectares – dos quais 140 mil hectares estão recebendo 4G pela primeira vez –, beneficiando a comunidade local, de aproximadamente 100 mil habitantes, e mais de 2.300 colaboradores diretamente.

Em 2020, a Usina Lins decidiu centralizar toda a atividade agrícola em um Centro de Operações Agrícolas (COA) e, desde então, expandiu o gerenciamento e monitoramento dos processos. Para isso, a Usina Lins conta com um sistema de telemetria que coleta e compartilha dados de equipamentos, máquinas e veículos remotamente e os transfere para a sala de controle por meio de sinais captados por antenas de celular.

De acordo com o gerente de tecnologia da informação da Usina Lins, Francisco Silveira Junior, a nova parceria possibilita a otimização dos processos, trazendo mais eficiência, agilidade e redução de custos às operações mais importantes da empresa.

Os dados são captados em tempo real e as máquinas e equipamentos – embarcados com chip da operadora – são monitorados constantemente, propiciando tomadas de decisões imediatas e mais assertivas, mesmo com a operação em curso no campo.

Para o diretor agrícola da Usina Lins, Rodrigo Correa, apesar de a conectividade ainda ser um grande desafio para o agronegócio, no que diz respeito a inovação, a empresa tem evoluído de maneira sólida e constante, sempre acompanhando de perto as novidades nesta área:

“A conectividade permitirá a gestão on-line de centenas de equipamentos, aumentando a eficiência e o rendimento das operações agrícolas, bem como o monitoramento da qualidade e dos recursos utilizados, garantindo a melhor aplicação de tais recursos e consequentemente ganhos técnicos e econômicos para a empresa”, disse.

Com informações da Usina Lins
Compartilhar
Artigo Relacionado
raízen
Últimas Notícias

Raízen avança para vender ativos acima de US$ 1 bilhão na Argentina, dizem fontes

Plano de desinvestimento da Raízen mira reduzir a dívida da gigante de...

O Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade agrícola graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. No entanto, para isso precisa uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída.
Últimas Notícias

“A COP30 foi muito melhor do que esperávamos”, afirma Roberto Rodrigues

O ex-ministro da Agricultura e coordenador-geral do FGVAgro, Roberto Rodrigues, afirmou durante...

Últimas Notícias

ORPLANA participa de encontros globais do setor sucroenergético em Londres

Presença na WABCG e no Seminário Internacional da ISO reforça o envolvimento...

DestaqueÚltimas Notícias

Libra Etanol é investigada por suspeita de sonegar R$ 120 milhões em Mato Grosso

As apurações resultaram na deflagração da Operação Cana Caiada, que cumpriu dez...