Home Últimas Notícias Usina Santa Vitória faz parceria para implantação de 4G
Últimas Notícias

Usina Santa Vitória faz parceria para implantação de 4G

Com o 4G a companhia conseguiu eliminar apontamentos manuais, acompanhar 100% da frota operacional de CTT online, aumentar a eficiência operacional e agilidade na tomada de decisão. (Foto:Divulgação)
Compartilhar

A Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA) acaba de fechar uma parceria com a TIM, para implementar uma rede 4G. Será o primeiro primeiro projeto “4G TIM no Campo” para o estado de Minas Gerais.

Situada no Pontal do Triângulo Mineiro, entre a cidade de Santa Vitória e o distrito de Perdilândia, a usina, agora do Grupo Jalles Machado, tem capacidade de produção de 240 milhões de litros de etanol hidratado por safra. A usina conta com um Parque Industrial de 210 hectares e aproximadamente 37,6 mil hectares de área cultivada com cana própria.

A parceria prevê levar a cobertura 4G às 160 propriedades do complexo e às comunidades vizinhas, atendendo mais de 37 mil hectares de produção de cana de açúcar, beneficiando a comunidade local de aproximadamente 20 mil habitantes e cerca de 1.500 colaboradores diretos.

Inaugurada em 2015, em apenas sete anos de operação a usina Santa Vitória Açúcar e Álcool se tornou uma das maiores empregadoras da região. Concebida para a produção de etanol, a empresa passou por uma reorganização estratégica em 2021, ampliando significantemente sua capacidade de armazenamento de etanol hidratado e implementando um conjunto de pacotes tecnológicos que envolveram a implantação de novos sistemas ERP, mobilidade e conectividade para pessoas e para frotas. Sua transformação tecnológica teve como ponto de partida a necessidade de digitalizar e integrar os dados do campo com a usina em tempo real, resultando na melhora da qualidade de gestão, transformando a usina em um grande complexo sucroenergético moderno.

A implementação do projeto de 4G foi fundamental para o processo de Transformação Digital da companhia. “Conseguimos eliminar apontamentos manuais, acompanhar 100% de nossa frota operacional de CTT online, aumentar a eficiência operacional e agilidade na tomada de decisão. A conectividade foi essencial para melhorar consideravelmente a gestão da operação, reduzindo o tempo de identificação e ajustes de falhas operacionais. Queremos, cada vez mais, nos tornar o complexo alcoolquímico mais moderno do Brasil, e contamos com a TIM para atingir essa meta”, disse o diretor da SVAA, Vinicius Zabisky.

Para Paulo Humberto Cerchi Gouvea, diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, expandir a conectividade no agronegócio é essencial para ampliar não só os benefícios à empresa como também às comunidades do entorno.

“Temos um projeto que prioriza a modernização do agronegócio brasileiro e a inclusão digital da população rural. A solução 4G TIM no Campo existe há mais de 4 anos e, desde então, conectamos mais de sete milhões de hectares com 4G e mais de quinze milhões de hectares com a tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT). Estamos felizes em contar com a usina Santa Vitória para escrever mais esse capítulo em nossa história de conectividade no campo”, disse Cerchi Gouvea.

Presente em mais de 4.400 cidades com tecnologia 4G em 700MHz, a TIM tem o compromisso público de levar esse serviço a todos os 5.570 municípios brasileiros até 2023. Os projetos relacionados à conectividade no campo contam também com a tecnologia NB-IoT, funcionalidade que permite ampliar a cobertura tradicional em até 40%, com baixo consumo de bateria, fundamental para aplicações de Internet das Coisas. Pioneira na oferta da solução aos clientes corporativos, a TIM é líder na cobertura NB-IoT, com mais de 4.100 cidades.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...