Home Últimas Notícias Usinas de Goiás oferecem capacitação gratuita e impulsionam qualificação profissional no estado
Últimas Notícias

Usinas de Goiás oferecem capacitação gratuita e impulsionam qualificação profissional no estado

Compartilhar

Usinas CRV Industrial e Rubi S.A. encerram a 9ª edição de cursos

As usinas sucroenergéticas goianas CRV Industrial e Rubi S.A. de Rubiataba e Uruaçu concluíram com sucesso a 9ª edição do Programa Capacitar, uma iniciativa que visa qualificar profissionais para atuar no setor, proporcionando oportunidades de emprego e fortalecendo a mão de obra local.

Lançado em 2021 e com as primeiras turmas iniciadas na entressafra de 2022, o programa já capacitou centenas de trabalhadores, oferecendo cursos gratuitos para motoristas e operadores de máquinas e para auxiliar mecânico. A formação combina aulas teóricas e práticas, ministradas por profissionais qualificados, garantindo um ensino de excelência. Todos os participantes recebem diplomas ao final do curso, reconhecendo a conclusão da capacitação.

Na edição mais recente, participaram 196 inscritos, sendo 125 no curso de motoristas e 71 para auxiliares de mecânico. Ao final do programa, 36 motoristas e 28 auxiliares de mecânico concluíram a capacitação com êxito. Dentre os 64 formados, alguns dos que mais se destacaram já serão contratados para esta safra. Os demais farão parte do Banco de Talentos da empresa, podendo ser recrutados assim que novas oportunidades surgirem.

De acordo com Marcilene Cristina, Superintendente de Gestão Integrada das usinas, a iniciativa não apenas desenvolve competências técnicas, mas também amplia as chances de empregabilidade dos participantes. “O Capacitar surgiu do desejo de elevar o nível de qualificação da população da região, valorizando a expertise local e promovendo oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho”, afirma.

Mão de obra

A qualificação profissional tem sido um desafio para o setor sucroenergético. Segundo a Sondagem Especial – Falta de Trabalhador Qualificado, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a escassez de mão de obra capacitada impacta diretamente a produção de biocombustíveis no Brasil. Diante desse cenário, iniciativas como o Capacitar surgem como uma resposta eficaz para suprir essa demanda, gerando emprego e renda para as comunidades vizinhas.

“As usinas reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico da região, preparando profissionais para um mercado cada vez mais exigente e competitivo”, pontua Marcilene.

Compartilhar

Episódio 36: Sphenophorus: por que o manejo ainda falha?

Episódio 35: Plantas daninhas na cana: como tornar o manejo mais eficiente?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol de milho levanta polêmica de uso da terra para biocombustível

No Brasil, maior parte da safra vem de área onde já havia...

Últimas Notícias

Demanda por etanol pode chegar a 46 bilhões de litros em 2035, aponta CNI

Estudo destaca potencial de expansão dos biocombustíveis no Brasil, mas alerta para...

Últimas Notícias

Produção de etanol dos EUA sobe 2,19% na semana, para 1,118 milhão de barris por dia

A produção de etanol nos Estados Unidos aumentou 2,19% na semana encerrada...