Home Últimas Notícias Usinas de Goiás oferecem capacitação gratuita e impulsionam qualificação profissional no estado
Últimas Notícias

Usinas de Goiás oferecem capacitação gratuita e impulsionam qualificação profissional no estado

Compartilhar

Usinas CRV Industrial e Rubi S.A. encerram a 9ª edição de cursos

As usinas sucroenergéticas goianas CRV Industrial e Rubi S.A. de Rubiataba e Uruaçu concluíram com sucesso a 9ª edição do Programa Capacitar, uma iniciativa que visa qualificar profissionais para atuar no setor, proporcionando oportunidades de emprego e fortalecendo a mão de obra local.

Lançado em 2021 e com as primeiras turmas iniciadas na entressafra de 2022, o programa já capacitou centenas de trabalhadores, oferecendo cursos gratuitos para motoristas e operadores de máquinas e para auxiliar mecânico. A formação combina aulas teóricas e práticas, ministradas por profissionais qualificados, garantindo um ensino de excelência. Todos os participantes recebem diplomas ao final do curso, reconhecendo a conclusão da capacitação.

Na edição mais recente, participaram 196 inscritos, sendo 125 no curso de motoristas e 71 para auxiliares de mecânico. Ao final do programa, 36 motoristas e 28 auxiliares de mecânico concluíram a capacitação com êxito. Dentre os 64 formados, alguns dos que mais se destacaram já serão contratados para esta safra. Os demais farão parte do Banco de Talentos da empresa, podendo ser recrutados assim que novas oportunidades surgirem.

De acordo com Marcilene Cristina, Superintendente de Gestão Integrada das usinas, a iniciativa não apenas desenvolve competências técnicas, mas também amplia as chances de empregabilidade dos participantes. “O Capacitar surgiu do desejo de elevar o nível de qualificação da população da região, valorizando a expertise local e promovendo oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho”, afirma.

Mão de obra

A qualificação profissional tem sido um desafio para o setor sucroenergético. Segundo a Sondagem Especial – Falta de Trabalhador Qualificado, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a escassez de mão de obra capacitada impacta diretamente a produção de biocombustíveis no Brasil. Diante desse cenário, iniciativas como o Capacitar surgem como uma resposta eficaz para suprir essa demanda, gerando emprego e renda para as comunidades vizinhas.

“As usinas reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico da região, preparando profissionais para um mercado cada vez mais exigente e competitivo”, pontua Marcilene.

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

IAC e Better Beef firmam parceria para desenvolver batata-doce voltada à produção de etanol e biometano

Acordo prevê desenvolvimento de cultivares industriais com maior rendimento para biocombustíveis e...

Últimas Notícias

Estados Unidos mantêm cota mínima de importação de açúcar para 2027

USTR confirma volume mínimo previsto na OMC para açúcar bruto; Brasil é...

Últimas Notícias

Raízen nomeia Felix Faber como vice-presidente do conselho de administração

Executivo indicado pela Shell tem mais de 26 anos de experiência no...

Últimas Notícias

Petróleo fecha acima de US$ 100 pela primeira vez desde maio com tensões no Oriente Médio

Os preços do petróleo fecharam acima de US$ 100 nesta quinta-feira, 23,...