Home Últimas Notícias Usinas de Goiás oferecem capacitação gratuita e impulsionam qualificação profissional no estado
Últimas Notícias

Usinas de Goiás oferecem capacitação gratuita e impulsionam qualificação profissional no estado

Compartilhar

Usinas CRV Industrial e Rubi S.A. encerram a 9ª edição de cursos

As usinas sucroenergéticas goianas CRV Industrial e Rubi S.A. de Rubiataba e Uruaçu concluíram com sucesso a 9ª edição do Programa Capacitar, uma iniciativa que visa qualificar profissionais para atuar no setor, proporcionando oportunidades de emprego e fortalecendo a mão de obra local.

Lançado em 2021 e com as primeiras turmas iniciadas na entressafra de 2022, o programa já capacitou centenas de trabalhadores, oferecendo cursos gratuitos para motoristas e operadores de máquinas e para auxiliar mecânico. A formação combina aulas teóricas e práticas, ministradas por profissionais qualificados, garantindo um ensino de excelência. Todos os participantes recebem diplomas ao final do curso, reconhecendo a conclusão da capacitação.

Na edição mais recente, participaram 196 inscritos, sendo 125 no curso de motoristas e 71 para auxiliares de mecânico. Ao final do programa, 36 motoristas e 28 auxiliares de mecânico concluíram a capacitação com êxito. Dentre os 64 formados, alguns dos que mais se destacaram já serão contratados para esta safra. Os demais farão parte do Banco de Talentos da empresa, podendo ser recrutados assim que novas oportunidades surgirem.

De acordo com Marcilene Cristina, Superintendente de Gestão Integrada das usinas, a iniciativa não apenas desenvolve competências técnicas, mas também amplia as chances de empregabilidade dos participantes. “O Capacitar surgiu do desejo de elevar o nível de qualificação da população da região, valorizando a expertise local e promovendo oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho”, afirma.

Mão de obra

A qualificação profissional tem sido um desafio para o setor sucroenergético. Segundo a Sondagem Especial – Falta de Trabalhador Qualificado, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a escassez de mão de obra capacitada impacta diretamente a produção de biocombustíveis no Brasil. Diante desse cenário, iniciativas como o Capacitar surgem como uma resposta eficaz para suprir essa demanda, gerando emprego e renda para as comunidades vizinhas.

“As usinas reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico da região, preparando profissionais para um mercado cada vez mais exigente e competitivo”, pontua Marcilene.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Raízen envia nova proposta a credores, mas resiste à saída de Ometto, dizem fontes

Empresa envia nova proposta a credores com possibilidade de captar até R$...

Últimas Notícias

Para Unica, E32 reforça estratégia do Brasil em segurança energética e biocombustíveis

Medida que amplia uso de etanol na gasolina deve fortalecer autonomia energética...

Últimas Notícias

BNDES aprova crédito de R$ 84 milhões para três projetos do CTC

Parte dos recursos vai apoiar fábrica demonstrativa de sementes sintéticas de cana-de-açúcar...

Últimas Notícias

Governo vai avaliar em 7 de maio proposta de aumento da mistura de etanol na gasolina

Uma proposta de aumento da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina...