Home Últimas Notícias Usinas comercializaram 13,36 bilhões de litros de etanol desde o início da safra
Últimas Notícias

Usinas comercializaram 13,36 bilhões de litros de etanol desde o início da safra

Compartilhar

Na primeira quinzena de setembro, as unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram 1,15 bilhão de litros de etanol, o que representa uma queda de 2,64% em relação ao mesmo período da safra 2021/2022. Segundo dados da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), no mercado interno, o volume de etanol hidratado comercializado foi de 647,72 milhões de litros, o que significa uma queda de 3,25% em relação ao mesmo período da safra anterior.

As vendas domésticas de etanol anidro, por sua vez, totalizando 450,53 milhões de litros no mês, registrando redução de 6,74%. No acumulado da safra, foram comercializados 7,54 bilhões de litros de hidratado domesticamente (-6,38%) e 4,88 bilhões de litros de etanol anidro (+4,39%).

Desde o início da safra 2022/2023, as unidades produtoras comercializaram 13,36 bilhões de litros de etanol, o que representa uma queda de 0,99% em relação ao mesmo período da safra anterior. Desse volume, as vendas de etanol hidratado totalizaram 7,88 bilhões de litros (-7,57%); já as de anidro, 5,48 bilhões de litros (+10,30%).

Produção de açúcar e etanol

A produção de açúcar na primeira metade de setembro totalizou 2,86 milhões de toneladas (+12,16%). No acumulado desde o início da safra 2022/2023, a fabricação do adoçante totaliza 24,63 milhões de toneladas, frente às 26,89 milhões de toneladas do ciclo anterior (-8,38%).

Na primeira quinzena de setembro, 2,12 bilhões de litros (2,04%) de etanol foram fabricados. Do volume total produzido, o hidratado alcançou 1,21 bilhão de litros (1,90%), enquanto a produção de etanol anidro totalizou 902,83 milhões de litros (2,24%). No acumulado do atual ciclo agrícola, a fabricação de álcool atingiu 20,06 bilhões de litros (-3,67%), dos quais 12,18 bilhões consistem em etanol hidratado (-4,61%) e 7,88 bilhões em anidro (-2,16%).

Do total de biocombustível fabricado, a produção a partir do milho na segunda quinzena de agosto registrou 212,33 milhões de litros, contra 145,79 milhões de litros no mesmo período do ciclo 2021/2022 – avanço de 45,64%. No acumulado desde o início da safra, a produção atingiu 1,90 bilhão de litros – avanço de 28,22% na comparação com igual período do ano passado.

Segundo Antônio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da Unica, o avanço da moagem, em concomitância com a melhora da qualidade da matéria-prima e a preeminente produção de etanol de milho, possibilitou um avanço robusto da produção de etanol e açúcar.

Mercado de CBios

Dados da B3 mostram que, até o dia 23 de setembro, 22,43 milhões de CBios foram emitidos em 2022. A respeito do volume negociado e posse de créditos, até a data supramencionada, a parte obrigada do programa RenovaBio já adquiriu cerca de 27 milhões de créditos de descarbonização[1]. Esse volume representa 74% da meta de aquisição total para o ano corrente.

Com informações da UNICA

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...