Home Últimas Notícias Vendas de etanol hidratado crescem 42% na primeira quinzena de fevereiro
Últimas Notícias

Vendas de etanol hidratado crescem 42% na primeira quinzena de fevereiro

Compartilhar

Na primeira quinzena de fevereiro, as vendas de etanol totalizaram 1,30 bilhão de litros, o que representa aumento de 18,83% em relação ao mesmo período da safra 22/23. O volume comercializado de etanol anidro no período foi de 473,43 milhões de litros – retração de 7,20% – enquanto o etanol hidratado registrou venda de 826,82 milhões de litros – crescimento de 41,57%. Os dados são do último levantamento da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia).

No mercado doméstico, as vendas de etanol hidratado totalizaram 805,52 milhões de litros – variação positiva de 41,30% em relação ao ano passado. A comercialização de etanol anidro, por sua vez, foi de 473,20 milhões de litros – queda de 4,62%. No agregado, o volume comercializado no mercado interno foi de 1,28 bilhão de litros.

Ainda de acordo com  Unica, no acumulado da safra 2023/24, a comercialização de etanol soma 28,24 bilhões de litros, representando um aumento de 9,75%. O hidratado compreende uma venda no volume de 17,09 bilhões de litros (+16,67%), enquanto o anidro de 11,16 bilhões (+0,62%).

Na primeira quinzena de fevereiro, as unidades do Centro-Sul fabricaram 384,98 milhões de litros, o que significa uma alta de 85,44%. Do volume total produzido, o etanol hidratado alcançou 233,32 milhões de litros, alta de 97,74%, enquanto a produção de etanol anidro totalizou 151,66 milhões de litros, também registrando uma alta de 69,24%.

No acumulado desde o início do atual ciclo agrícola até 16 de fevereiro, a fabricação do biocombustível totaliza 32,48 bilhões de litros, crescimento de 15,53%, sendo 19,46 bilhões de etanol hidratado (+20,54%) e 13,03 bilhões de anidro (+8,78%).

Da produção total de etanol registrada na primeira metade de fevereiro, 93% foram provenientes do milho, cuja produção atingiu 356,17 milhões de litros neste ano, contra 202,67 milhões de litros no mesmo período do ciclo 22/23 – aumento de 75,74%. No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 5,52 bilhões de litros – expressivo avanço de 43,59% na comparação com igual período do ano passado.

Mercado de CBios

Dados da B3, até o dia 23 de fevereiro, indicam a emissão de 6,16 milhões de créditos em 2024. Em posse da parte obrigada do programa RenovaBio há 39,45 milhões de créditos de descarbonização – esse montante já é superior à meta estabelecida para o ano de 2023, de 37,47 milhões de CBios, e cujo prazo de cumprimento se encerra em 31 de março.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

UNICA notifica Consecana e convoca assembleia para restabelecimento de governança

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia do Brasil (Unica) notificou...

Últimas Notícias

50% menos carbono: Speedo lança roupas com tecido de milho

A Bioamida é uma biomassa feita a partir do milho, que é...

Últimas Notícias

Agropecuária impulsiona PIB no 1º trimestre de 2025 com avanço de 12,2%, destaca IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,4% no primeiro trimestre...

eike
Últimas Notícias

Token da ‘Supercana’ de Eike Batista não decola e arrecada apenas 1,5% da meta de US$ 100 milhões

O empresário Eike Batista, conhecido por sua ascensão meteórica no setor de...