As vendas de etanol feitas pelas usinas do Centro-Sul caíram 29% no início de 2022, se comparado ao mesmo período de 2021. Dados da Unica (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar), da primeira quinzena de janeiro, mostra que foram comercializados 886,3 milhões de l do biocombustível.
Com a falta de competitividade do etanol hidratado em relação à gasolina, a comercialização do produto no mercado interno despencou. A queda anual foi de 45,4%, para 448,3 milhões de litros.
Já o etanol anidro vendido no país, o volume comercializado subiu 6,8%, para 414,5 milhões de litros. As vendas para o mercado externo também continuaram fracas. O volume total vendido na quinzena ficou em 23,4 milhões de litros, redução de 43,8%.
Na primeira metade de janeiro, apesar de não haver moagem, houve produção de 145 milhões de litros de etanol a partir do milho, que teve volume 15,2% maior de produção, na comparação com o mesmo período da safra 2021/22. Do total, 111 milhões de litros foram de etanol hidratado e 34 milhões de litros de etanol anidro.