Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Taxa de importação de etanol: usinas do Nordeste criticam e rejeitam “proposta isolada de São Paulo”

Publicado

em

Em nota escrita pelo presidente do Sindaçúcar de Pernambuco, Renato Cunha, a associação fez críticas à proposta da Unica de tarifar em 16% as importações de etanol. O objetivo do Nordeste é uma taxa de 20%.Enquanto o governo ainda não avaliou se é positivo para o país taxar as importações de etanol, dois pedidos diferentes vindo das usinas foram submetidos para análise.

A nota do Sindaçúcar-PE afirma que a nova proposta da Unica é “uma forma de conturbar e atrapalhar a iniciativa dos 20% realizada pela maioria”.

No texto, o presidente Renato Cunha atacou diretamente a tentativa da Unica de justificar a taxação com um argumento ambiental. Na avaliação dele, esse valor de 16% vem de uma “equação aleatória”. A Unica não apresentou as contas utilizadas para chegar no percentual pretendido.

“É incoerente e não faz sentido essa proposta da associação de São Paulo de entrar com essa nova proposta e menos sentido ainda falarem em barreiras ambientais, quando há quase quatro anos praticam e estimulam importações de etanol de baixa qualidade oriundo do milho”, dispara Cunha.

De acordo com ele, os produtores do Nordeste não vão aceitar essa interferência isolada e irão buscar com base na articulação e mobilização a consolidação do pleito feito por eles na semana passada.

Para Renato Cunha, essa situação atípica e desconfortável deverá ser revertida. “Nós acreditamos que uma proposta isolada, intransigente e destoante não pode ter a força de uma proposta conjunta como foi a nossa”, completa. (Nova Cana)

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading