Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Butamax, de BP e DuPont, adquire empresa de etanol nos EUA

Publicado

em

A Butamax, comercializadora de bio-isobutanol controlada pela britânica BP e pela americana DuPont, adquiriu a americana Nesika Energy, que possui uma planta de etanol nos Estados Unidos.

O objetivo da Butamax é transformar a unidade em uma produtora de bio-isobutanol, molécula usada na indústria química e em combustíveis e produzida a partir de fontes renováveis. As misturas elaboradas a partir da molécula podem ser transportadas por meio de oleodutos já existentes e utilizados para combustíveis fósseis. O valor da transação não foi divulgado.

A joint venture manterá a produção de etanol na planta, localizada em Scandia, no Estado do Kansas, e incorporará à estrutura produtiva a produção da molécula. Atualmente, a planta em Scandia possui capacidade para produzir até 37 milhões de litros de etanol por ano a partir de 91,440 mil toneladas de milho.

A Butamax planeja licenciar a propriedade da tecnologia do bio-isobutanol desta unidade em escala global. Quando a planta tiver capacidade de produção da molécula em escala, ela poderá ser usada como unidade de demonstração para licenciamento da tecnologia em operação.

“É uma satisfação podermos presenciar uma molécula desenvolvida a partir de uma fonte renovável dando este importante passo no caminho para a produção em escala comercial”, avaliou Mário Lindenhayn, CEO da BP Biocombustíveis no Brasil, em nota.

A princípio, o bio-isobutanol pode ser produzido a partir do milho, mas alternativas como cana-de-açúcar e biomassa também podem ser usadas como matérias-primas.

A Butamax foi formada pela BP e pela DuPont em 2009, com 50% de participação cada. A joint venture possui uma planta de demonstração no Reino Unido e unidades nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Alemanha e na Índia.

No Brasil, a companhia possui desde 2010 um laboratório de fermentação para desenvolver informações preliminares para dar apoio à produção futura de bio-isobutanol a partir da cana-de-açúcar. (Valor Econômico)

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading