Home Sem categoria Colheita da cana avança nas regiões produtoras
Sem categoria

Colheita da cana avança nas regiões produtoras

Share
Share

A presença de um bloqueio atmosférico no Sul do Brasil mantêm o tempo firme e sem previsões para chuvas em grande parte das regiões Sul e Sudeste, incluindo boa parte da região Sul. A ausência de chuva generalizada a mais de sete dias sobre essas localidades do país já começa a trazer muita preocupação aos produtores de milho safrinha, uma vez que os solos já se encontram com baixos níveis de umidade.

A boa notícia é que nesta semana a chuva retorna as regiões produtoras de milho safrinha do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Já no Sudeste as chuvas só deverão chegar mais no final da semana, entre a sexta e o sábado. Com isso, a semana será marcada pelo tempo firme e redução dos níveis de umidade do solo , desfavorecendo o desenvolvimento das lavouras, principalmente de 2ª safra, como milho e feijão. Mas por outro lado, a chuva mantém as condições favoráveis à realização da colheita da cana-de-açúcar que avança em todas as regiões produtoras do centro-sul, assim como a colheita do arroz, milho e soja no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e demais localidades do Sudeste.

Os modelos de previsão indicam que a primeira quinzena de abril deverá ser marcada por chuvas apenas na forma de pancadas irregulares sobre as regiões produtoras de milho de SP, MG, PR e do MS, o que poderá gerar algumas perdas pontuais de produtividade. As temperaturas seguirão com grande amplitude em toda a região Centro-Sul, com madrugadas mais amenas e dias quentes.

No Centro-Oeste e em grande parte do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia Pará e Rondônia a semana será marcada pelas chuvas irregulares. Os modelos não sinalizam que ao longo desta semana possam vir a ocorrer chuvas que abrangem toda uma grande região. Com isso, uma ou outra propriedade poderá receber volumes baixos ou até mesmo nada de chuva. Não há indícios de que essa irregularidade no regime de chuvas possa trazer prejuízos aos produtores, mas como a partir da semana que vem às chuvas ficarão ainda mais irregulares, uma ou outra perda no potencial produtivo poderá ser relatada em lavouras de milho e algodão, uma vez que ainda há lavouras em fase de desenvolvimento e que irão necessitar de chuvas até o dia 20/04.

Portanto, a chuva sobre as áreas produtoras de milho safrinha do MT, RO, GO e do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia só deverão se estender até dia 12/04, depois a tendência é que as chuvas fiquem realmente escassas , com a possibilidade apenas de eventuais pancadas de chuvas muito localizadas e de baixa intensidade.

 

Fonte: Climatempo

 

Share
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...