As diferentes formas de pensar a cultura da cana-de-açúcar têm sido apresentadas aos produtores da Coplana e da Socicana frequentemente e, neste sentido, foi realizado no dia 12 deste mês mais um encontro dos Polos +Cana 2ª Onda, com a participação do Polo Batatais – Família Baggio; Polo Cravinhos – Família Anibal; Polo Guariba – Família Baratela; Polo Jaboticabal – Agro RCM Sita; Polo Taquaritinga – Família Magnani; Polo Arealva – Família Glaudenucci; e Polo Novo Horizonte – Família Wathely.
Durante o encontro no Centro de Cana do IAC Ribeirão Preto, com o suporte da equipe de pesquisadores desta instituição, e das equipes Coplana e Socicana, o pesquisador Dr. André Vitti incentivou as diferentes formas de pensar o negócio canavicultura, apresentando o tema adubação para altas produtividades e esclarecendo os principais pontos a serem considerados no manejo nutricional, especialmente em relação ao potencial produtivo das diferentes áreas e a produção almejada, correlacionando causa e efeito dos diversos manejos que podem impactar no estabelecimento e desenvolvimento da cultura, exibindo dados e resultados estimuladores.
Também sob uma ótica inovadora, o diretor do Centro de Cana do IAC, o pesquisador Marcos Landell, abordou o manejo de variedades e de colheita sob os resultados do 3º eixo da matriz de produtividade, possibilitando também, um amplo debate sobre as melhores técnicas e práticas com sólidos resultados para as diferentes realidades do grupo.
Oportunamente foram visitados os viveiros de um novo material genético que será lançado em breve pelo programa de melhoramento genético do Instituto. A visita foi acompanhada pelo pesquisador Mauro Xavier, que apresentou as principais características do novo cultivar, que será trabalhado na prática pelos Polos +Cana já em maio deste ano. Serão produzidas MPB’s utilizando este viveiro e toda a moderna biofábrica do Centro de Cana, com o amplo apoio da equipe IAC, originando seus respectivos lotes de mudas nobres que serão disponibilizados para cada Polo.