Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Unica critica projeto de lei que libera veículos leves movidos a diesel

Publicado

em

A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) contestou nesta terça-feira, 22, a continuidade do processo de aprovação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei nº 1.013/2011, que autoriza a fabricação e venda de veículos leves movidos a óleo diesel. 

"A liberação do uso de diesel nesses automóveis certamente vai na direção contrária ao compromisso ambiental que o Brasil assumiu no acordo global do clima", diz a Unica, em comunicado. O projeto deverá ser votado amanhã em Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

Citando estudos internacionais, a Unica destacou que as partículas finas do diesel respondem por cerca de 3% dos óbitos globais causados por doenças cardiovasculares, 5% dos cânceres de pulmão e 3% das mortes em crianças até cinco anos de idade.

Além disso, ao se permitir a volta do uso de diesel na frota de carros de passeio, a oferta interna será ainda mais insuficiente, resultando na necessidade de aumentar a importação, com consequentes impactos negativos para a balança comercial brasileira, acrescentou a entidade. 

O PL 1.013 já foi rejeitado duas vezes, mas manobras parlamentares garantiram parecer favorável em uma comissão da Câmara dos Deputados em junho. Se aprovado, o projeto poderá ir direto para o Senado. O uso de diesel como combustível em carros de passeio está proibido no Brasil desde 1994.


Fonte: Estadão Conteúdo

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading