Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Manifestantes seguem até a Cooperativa dos Usineiros para tentar negociação

Publicado

em

Um grupo formado por plantadores de cana-de-açúcar reuniu-se na manhã desta segunda-feira (21) à porta da Asplana (Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas), no bairro do Jaraguá, para protestar contra a dívida acumulada pelas usinas há mais de quatro anos. Cerca de mil trabalhadores participaram da manifestação pacífica.

Segundo o presidente da Asplana, Edgar Filho, trata-se de uma reivindicação que busca chamar a atenção de usineiros e da sociedade para um descaso das usinas em relação aos trabalhadores. O presidente ainda relata que há quatro anos cerca de 10 usinas estão com um débito de R$ 250 milhões com os fazendeiros e seus funcionários. 

"Em protesto, vamos caminhando em direção à Cooperativa dos Usineiros para tentar mais uma negociação com os empresários que não nos procuram. A iniciativa sempre parte de nós. Eles nos colocam na última fila de prioridades. Com o débito, a situação das famílias só se agrava, porque faz todo o trabalho nas fazendas e distribui a cana na usina, porém, nada do salário", disse Edgar.

Fabiano França é um dos fornecedores e relata que é um absurdo o fato de os trabalhadores atuarem diariamente, venderem para as usinas o produto e não receberem nada por isso. Além disso, com o débito, nas safras de 2012 e 2013, havia 8.250 mil fornecedores de cana. Com a nova safra de 2014 e 2015, o número reduziu para 5 mil trabalhadores. 

"Somente uma pequena parte dos trabalhadores vem recebendo seus salários. São cerca de 10 usinas que devem aos trabalhadores. Cerca de seis delas são cooperadas", explica Fabiano.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading