Home Últimas Notícias 3tentos volta a integrar o Índice Carbono Eficiente da B3 pela segunda vez
Últimas Notícias

3tentos volta a integrar o Índice Carbono Eficiente da B3 pela segunda vez

Compartilhar

Companhia passa a compor, pela segunda vez, a carteira do ICO2, que reúne empresas com gestão qualificada de emissões e práticas de eficiência climática

A 3tentos foi selecionada pela segunda vez para integrar a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3, que passou a vigorar em 5 de janeiro de 2026. Criado em 2010, o índice reúne empresas de capital aberto que se destacam pela qualidade da gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e pelo alinhamento às melhores práticas de governança e eficiência climática.

A permanência da 3tentos no ICO2 reflete o empenho contínuo da companhia em estruturar uma estratégia de sustentabilidade com foco na eficiência operacional, no investimento em biocombustíveis e na gestão responsável das emissões ao longo de sua cadeia de valor.

Com uma atuação integrada que conecta o campo à indústria, a empresa tem ampliado seus investimentos em soluções que contribuem diretamente para a transição para uma economia de baixo carbono. A produção de biodiesel, a valorização de coprodutos e a busca permanente por ganhos de eficiência energética e pela redução da intensidade de emissões nas operações industriais são pilares centrais dessa estratégia.

Além disso, a companhia mantém uma governança estruturada voltada à gestão climática, com metas, indicadores e processos direcionados ao monitoramento e à melhoria contínua do desempenho ambiental. Esse esforço envolve tanto as operações próprias quanto a relação com produtores rurais parceiros, promovendo práticas agrícolas mais eficientes, produtivas e alinhadas às exigências ambientais atuais e futuras.

Para o CEO da companhia, João Marcelo Dumoncel, a permanência no índice representa o reconhecimento de uma estratégia de longo prazo. “A permanência da 3tentos no Índice Carbono Eficiente da B3 é um reconhecimento importante do nosso compromisso com uma estratégia de negócio que integra crescimento, eficiência e responsabilidade climática. Investimos de forma consistente em biocombustíveis, em processos industriais mais eficientes e em uma gestão estruturada das emissões, sempre com uma visão de longo prazo”, afirma.

Segundo Dumoncel, a agricultura e a indústria de base renovável exercem papel estratégico na transição energética e climática. “Quando olhamos para a cadeia de forma integrada, conseguimos gerar energia renovável, alimentos e soluções sustentáveis, ao mesmo tempo em que reduzimos impactos e aumentamos a eficiência. Esse é o caminho que a 3tentos vem trilhando”, destaca.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...