Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Governo estuda retirar taxação sobre etanol importado dos EUA, diz ministro

Publicado

em

O governo federal estuda retirar uma taxação sobre etanol importado dos Estados Unidos, após uma forte alteração de preços da gasolina –grande concorrente do álcool nas bombas– no Brasil, afirmou nesta terça-feira o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

Atualmente, o Brasil tem uma taxa de 20 por cento sobre o etanol importado dos EUA após o volume de 1,6 bilhão de litros por ano.

Segundo Maggi, um estudo com esse objetivo foi encomendado ao secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Luiz Ribeiro e Silva.

“Os preços da gasolina mudaram muito no Brasil… como os preços do etanol são atrelados à gasolina, me parece que não faz muito sentido a proteção que colocamos lá atrás”, disse o ministro a jornalistas, durante evento sobre o resultado da balança comercial do agronegócio brasileiro em 2017.

Maggi pontuou ainda que há por parte dos EUA uma grande reivindicação da retirada da taxação.

Nesse sentido, ele indicou que o país poderia aproveitar a medida para tentar negociar alguma solução para a suspensão pelos EUA de importações de carne do Brasil, iniciada após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

“Estamos com esse problema da carne. Obviamente uma coisa interfere e contamina a outra”, afirmou.

O ministro disse ainda que, se houver uma conclusão de que a taxa pode ser retirada, ele poderia levar o assunto à Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do governo.

“Se chegarmos à conclusão de que… pode ser retirada (a taxa), não terei nenhuma dificuldade de levar à Camex”, disse.

Fonte: Reuters

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading