Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Chuva beneficia desenvolvimento dos citros

Publicado

em

Nesta quinta-feira (10), a presença de áreas de instabilidade associadas a uma frente fria mantém o tempo bastante instável em grande parte da região centro-norte do Brasil. Há previsão de pancadas de chuva em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, oeste da Bahia, sul do Piauí, Maranhão e do Pará.

Nos próximos dias, o tempo fica aberto sem chuva em grande parte da região Sul do Brasil. Já, na metade sul do Mato Grosso do Sul, Paraná e até mesmo na faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina as pancadas de chuva ocorrem de forma pontual, comenta o agrometeorologista Marco Antônio Santos.

Em grande parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia a tendência é que o plantio da soja e do milho avance rapidamente nos próximos dias. Com a elevação da umidade do solo, até mesmo as sementes plantadas no pó irão encontrar boas condições de germinação e desenvolvimento.

Os modelos de previsão indicam que a segunda quinzena de novembro irá ser bem chuvosa na faixa central e norte do Brasil. No Sul a tendência é de pouca chuva e de forma mais isolada. Com isso, produtores poderão encontrar dificuldades para dar andamento no plantio da soja e do milho, mas encontrarão condições mais do que ideais a realização da colheita do trigo, informa Santos.

Produtores de café e citros também estão sendo beneficiados pelas chuvas. A umidade no solo se encontra em níveis razoáveis o que favorece o desenvolvimento da planta e dos frutos. No caso da cana de açúcar, a chuva atrapalha um pouco o pleno andamento da colheita, mas está permitindo a realização do plantio.

Fonte: Climatempo

 

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading